São Paulo é o grande vencedor do 1º Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro

 

Foram apenas dois dias de competição, mas que trarão frutos promissores para o esporte paraolímpico brasileiro. Essa é a expectativa criada com o desempenho dos jovens paulistas que participaram da primeira edição do Campeonato Paraolímpico Escolar, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro no Complexo Esportivo da Unifor (Universidade de Fortaleza) no Estado do Ceará.
 
O evento foi organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), pelo Ministério dos Esportes e pela Secretaria de Estado da Juventude do Estado do Ceará. A delegação paulista foi organizada pela Secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo e pela Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo.
 
Na chegada ao aeroporto de Guarulhos, às 11h do sábado, 28 de outubro, a delegação composta por 24 jovens, com idade entre 12 e 17 anos, era só alegria. Eles exibiam orgulhosos as medalhas conquistadas. A competição contou com a participação de outros 11 Estados (veja lista de participantes e de medalhas conquistadas abaixo). A delegação paulista foi o grande destaque do evento, conquistando o maior número de medalhas de ouro e de prata, 53 e 24 respectivamente. A delegação ainda trouxe para casa os troféus de campeã geral, campeã da natação, campeã do atletismo e melhor índice técnico na natação.
 
Ana Clara Carneiro Grillo César, de 14 anos, participou das competições de natação e se destacou como grande vencedora da modalidade, sendo a primeira em todas as provas disputadas (revezamento 4 por 50 medley, 50 metros livres, 50 metros costas e 100 metros livres). Além das 4 medalhas de ouro, ela também recebeu o troféu de melhor índice técnico.
 
Mesmo antes do Campeonato Paraolímpico Escolar, Clara já havia se qualificado para participar do mundial de natação que acontecerá na África do Sul, entre os dias 27/11 e 09/12/06. Além dela, Lucas Emanuel Ito, de 17 anos e Caroline Fernandes Werneck, de 14 anos, também irão para o mundial. Da mesma forma que Clara, eles conquistaram excelentes resultados nas provas em que competiram.
 
Todos os atletas paulistas fizeram bonito no campeonato. Álvaro Vinicius Carneiro dos Santos, de 17 anos, que competiu nas modalidades de lançamento de disco, dardo e arremesso de peso, ganhando medalhas em todas elas, contou que as provas foram difíceis e que teve de se dedicar bastante, mas que todo esse esforço valeu a pena. Já Wesley Fernandes Dias do Prado, de 15 anos, que também competiu nas provas de atletismo, ganhando duas medalhas de ouro e uma de prata, comentou com orgulho que este campeonato vai ficar gravado na história por ser o primeiro, mas também é um incentivo para que outros possam acontecer.
 
Eliana Mutchnik, coordenadora da Seped na área de projetos voltados ao esporte, comentou sobre as dificuldades superadas para que fosse possível a participação da delegação paulista no campeonato, desde o curto período de preparação dos atletas até a dificuldade em conseguir as passagens aéreas para toda a delegação. Ela ressaltou que os jovens atletas de São Paulo participaram de três provas em cada modalidade, e todos, sem exceção, ganharam medalhas.
 
Antonio Carlos Pereira, Coordenador de Esportes da Secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo foi o responsável por toda a organização da equipe paulista, convidando a Seped para ajudar na execução desse trabalho. Ele possui uma vasta experiência nessa área, pois trabalha há muitos anos na secretaria. “O sucesso dos nossos atletas deve-se também a todo o empenho do professor Pereira em tornar possível a ida da delegação ao evento”, ressalta Eliana.
 
Ela observou que o trabalho de capacitação promovido pela Prefeitura de São Paulo para profissionais de Educação Física já está colhendo os seus primeiros frutos, pois dois dos professores que participaram desta capacitação encaminharam atletas para as paraolimpíadas escolares. Os atletas são Michael Daniel Barranco, de 12 anos, do CEU São Rafael; e Gabriela Figueiredo de Souza, de 16 anos, do CEU Pêra Marmelo. Esses dois jovens estudantes se destacaram nos Jogos Municipais Inclui Sampa, promovidos no mês de novembro pelas secretarias Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, e isso os qualificou para ingressar na delegação paulista.
 
Veja a classificação final do I Campeonato Paraolímpico Escolar:
 

  DELEGAÇÃO

OURO

PRATA

BRONZE

TOTAL

São Paulo

53

24

0

77

Minas Gerais

24

10

6

40

Pará

16

9

6

31

Paraná

13

10

14

37

Ceará

10

10

7

27

Santa Catarina

10

7

1

18

Distrito Federal

10

1

5

16

Goiás

6

0

0

6

Rio Grande do Norte

5

11

4

20

Rondônia

3

6

0

9

Bahia

3

0

0

3

Rio de Janeiro

1

0

0

2