São Paulo faz bonito em Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro

fonte: CPB


Com um total de 77 medalhas, a delegação paulista do Campeonato Paraolímpico Escolar, disputado entre os dias 26 e 27 de outubro em Fortaleza (CE), foi a grande campeã do evento, que também confirma o favoritismo da nadadora Ana Clara Cruz, de 14 anos de idade, para as próximas provas que ela disputará, representando o Brasil. Composta por 24 atletas com idade entre 12 e 17 anos, a equipe que representou o Estado de São Paulo no evento conquistou 23 medalhas de ouro e 19 de prata em atletismo, além de 30 medalhas de ouro e 5 de prata em natação.

Organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), o 1º Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro teve como objetivo aumentar a participação dos jovens com deficiência em atividades esportivas. O campeonato foi realizado no complexo esportivo da Unifor (Universidade de Fortaleza) e contou com a participação de 11 Estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná, Pará, Goiás, Ceará e Bahia -, além do Distrito Federal.

A disputa ocorreu nas modalidades de atletismo e natação. A idéia do campeonato é organizar e difundir essas modalidades individuais, que são de prática mais comum nas escolas, para então ampliar para as modalidades coletivas.

Nos dois dias de disputa na Unifor, os alunos defenderam seus Estados com garra e determinação. E, dentre as 12 delegações, a equipe de São Paulo largou na frente, conquistando 26 medalhas de ouro e 5 de prata na natação logo no primeiro dia de competição.

Destaque no Circuito Loterias Caixa, onde começou a nadar em 2006, a paulista Ana Clara Cruz elogiou a iniciativa. “É sempre bom ter competições para disputar. Não fiz bons tempos aqui ainda, mas estou bastante concentrada para o Mundial”, disse a atleta no fim do primeiro dia de disputa, após ganhar três medalhas de ouro, nos 50m livre, 100m livre e 50m costas.
Ana Clara está convocada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para competir no Mundial de Natação Paraolímpica da África do Sul, em dezembro deste ano. E, apesar do excesso de autocrítica, a nadadora obteve o melhor índice técnico na natação do evento.

No atletismo, os estudantes também participaram de acirradas disputas nas provas de pista, arremesso de disco, lançamento de dardo e peso e salto em distância. Por contar com a parceria do Ministério do Esporte, o I Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro servirá de ranking para que os jovens atletas que se destacarem possam pleitear a bolsa-atleta em 2007.