Prefeitura de São Paulo na Reatech 2007

Maior feira de reabilitação e acessibilidade da América do Sul espera 28 mil pessoas em SP, entre os dias 12 e 15 de abril

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São Paulo está representada na Reatech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - a maior feira de negócios da América do Sul voltada ao segmento de pessoas com deficiência, familiares, profissionais da área, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Na VI Reatech - 2007, que acontece de 12 a 15 de abril, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) divulgará informações sobre acessibilidade e projetos da Prefeitura, além de oferecer uma programação de serviços e atividades culturais e esportivas para o público que visitar a feira.

Como parte do programa Ler Pra Crer, que disponibiliza para empréstimo livros em formato acessível para pessoas com deficiência visual, o estande contará com livros em braille e áudio-livros para consulta.

Também será demonstrado um software criado para uniformizar as normas técnicas de acessibilidade, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho ( SMTrab), o estande da Seped contará com um posto para o cadastramento de pessoas com deficiência que tenham interesse em conseguir um emprego ou participar de cursos de capacitação. Esse cadastro será disponibilizado nos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT´s) da Prefeitura com o objetivo de intermediar a colocação profissional dessas pessoas no mercado de trabalho.

O cadastramento será feito durante os quatro dias da feira e é aconselhável que a pessoa interessada apresente os seguintes documentos: CPF, RG, Carteira de Trabalho e laudo médico contendo o CID – Código Internacional de Doenças.

A Secretaria Municipal dos Transportes, por meio da SPTrans, estará presente orientando o público com informações sobre o funcionamento do Atende - sistema de transporte porta-a-porta para pessoas com deficiência; Bilhete Único Especial, e também sobre os novos ônibus acessíveis em circulação na cidade. Também participam, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com a divulgação de material informativo, e a Prodam – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, que apresentará os princípios da acessibilidade na comunicação.

Vans farão o transporte gratuito de pessoas com deficiência, saindo da Estação Jabaquara do Metrô (Rua Nelson Fagundes – ao lado do terminal de ônibus) até o Centro de Exposições Imigrantes (ida e volta).

Paralelamente, a Seped realizará na Reatech um curso de acessibilidade para profissionais da Prefeitura de São Paulo que trabalham nas áreas de engenharia e arquitetura, envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas. O curso, com carga horária de 16hs, será realizado no auditório da Feira, nos dias 12 e 13, das 10h às 18h. Após a realização de uma prova, o participante receberá o Certificado em Acessibilidade de Edificações e Vias Públicas, segundo as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Esse curso faz parte do programa "Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade" que visa sensibilizar e orientar profissionais da área de construção civil para o atendimento às normas de acessibilidade, através de um processo de educação continuada com treinamento planejado em três módulos: teórico, prático e vivencial, com certificação.

Sobre a Reatech

O foco principal da Reatech, 3° maior evento mundial do segmento de reabilitação, é apresentar novas tecnologias e lançamentos de produtos, equipamentos e serviços, inclusive do exterior, para as pessoas com deficiência. Em 2006, a Feira recebeu cerca de 25 mil visitantes e espera bater esse recorde em 2007.

Além da exposição comercial, a Reatech 2007 terá uma extensa programação voltada para o seu público, como artes cênicas e grupos de dança compostos por pessoas com deficiência; eqüoterapia, galeria de arte, parque infantil adaptado, quadras para a prática de esportes, test-drive com veículos adaptados, além de palestras e outras atrações.
 

Reatech 2006
A Prefeitura participou pela primeira vez da Reatech em 2006, com um estande próprio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped), que promoveu a divulgação de ações para a promoção da acessibilidade na cidade, o cadastramento de currículos de pessoas com deficiência, o lançamento de uma nova modalidade de desporto paraolímpico - o Remo Adaptável; bem como o lançamento da campanha "Eu Respeito" . Essa campanha tem o objetivo de sensibilizar a população a não utilizar as vagas de estacionamento destinadas, exclusivamente, às pessoas com deficiência e também a não estacionar em frente às guias rebaixadas, que propiciam o acesso dessas pessoas às ruas.
 

Programação

Cadastramento de currículos – de 12 a 15/04 (quinta a domingo) - estande

Curso de acessibilidade para profissionais da PMSP
Quinta e sexta - 12 e 13/04, das 10h às 18hs
Local: Auditório

Palestra: Inclusão ao Paradesporto, com Eliana Mutchnik, assessora da área de esportes da Secretaria Especial da Pessoa com deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped
Sábado 14/04, às 16h30
Local: Auditório

Arte Inclui - Oficinas de Libras com a Ong Vez da Voz
Sábado 14/04 , das 16h às 18h
Domingo 15/04, das 14 às 16h
Local: estande

Demonstração de Goalball
Domingo 15/04 – 11h
Local: quadra


SERVIÇO

Reatech 2007

de 12 a 15 de abril
quinta e sexta-feira – das 13h às 21h
sábado e domingo – das 10h às 19h
Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes – km 1,5
Prefeitura de São Paulo - estande 738 - Rua 700
Visitação gratuita

Site da Feira: www.reatechvirtual.com.br


Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped
3113-8794/8778