Trabalhos artísticos são destaque na Reatech 2007

fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Com o intuito de mostrar que as pessoas com deficiência podem realizar belos trabalhos artísticos como pintura, canto, dança em cadeira de roda e artesanato, por exemplo, diversas instituições realizarão apresentações e exposições durante a VI Reatech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, nos próximos dias 12 e 15 de abril, em São Paulo.

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés participará da feira pela terceira vez demonstrando a superação de limites por meio da arte, com a exposição de mais de trinta obras de seus associados. A artista Eliana Zagui estará presente no evento, no dia 14, apresentando três telas pintadas por ela em homenagem à feira. Eliana, que pinta com a boca, selecionou como tema para seu trabalho os dançarinos em cadeiras de rodas, os times de basquete e os corredores com próteses. Outros artistas estarão na feira, todos os dias, produzindo e apresentando suas obras. Atualmente, a associação atua em 64 países e conta com mais de 700 artistas.

Também no dia 14, será realizado um número de dança produzido pela Associação Balé de Cegos Fernanda Bianchini. Um grupo de bailarinas com deficiência visual apresentará um espetáculo de dança no palco principal da feira, às 15h. A Associação existe há doze anos e oferece gratuitamente aulas de balé clássico, sapateado, dança de salão, dança do ventre, curso de violão e teatro para portadores de deficiência visual de todas as idades.
No domingo, às 15h, o palco será ocupado pela cantora e tecladista Tatiane. No repertório, músicas de grandes nomes da MPB como Gal Costa, Djavan e Maria Rita compõem o show da cantora com deficiência visual que há quatro anos se apresenta no evento.

Os visitantes da Reatech poderão também observar o funcionamento de uma oficina de pães artesanais para surdocegos e portadores de deficiência múltipla montada pela Associação Educacional para a Múltipla Deficiência (AHIMSA). “A padaria tem o intuito de mostrar que as pessoas com essas deficiências podem realizar atividades profissionais. Nossa prioridade é qualificar o surdocego, possibilitando independência nas atividades diárias e um estilo próprio de aprendizagem para sua inclusão na sociedade” comenta Rogério D. Chico, Administrador da Associação.

Outro destaque é uma exposição com oito painéis e dois vídeos montada pelo Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência (CEDIPOD) com intenção de mostrar ao público algumas imagens e documentos de 1981, considerado o “Ano Internacional de Pessoas Deficientes”. “Montamos essa exposição no ano passado para comemorar os 25 anos da data e mostrar a evolução do tema, agora vamos expor o material aos visitantes da Reatech”, explica Elza Ambrósio, Vice-diretora Executiva do CEDIPOD. São fotos, vídeos, biografias e documentos coletados pela instituição que há 17 anos busca defender e informar as pessoas com deficiência sobre seus direitos civis.

A VI Reatech é a mais importante feira da América Latina e o 3° maior evento mundial do segmento destinado às pessoas com deficiências (físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas), familiares e profissionais da área de saúde, reabilitação e inclusão. A feira, é uma parceria entre o Grupo Cipa Feiras & Congressos e a Revista Nacional da Reabilitação com o patrocínio do Banco HSBC.,
 

SERVIÇO

Reatech – VI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo (SP)

Dias 12 a 15 de abril

Horário: quinta e sexta das 13h às 21h; sábado e domingo das 10h às 19h

Mais informações: www.reatech.tmp.br ou pelo telefone (11) 5585-4355

Transporte adaptado gratuito (ida e volta), saindo da Estação Jabaquara do Metrô (Rua Nelson Fernandes – ao lado do terminal de ônibus)