Biblioteca Braille comemora 60 anos com extensa programação

fonte: Secretaria Municipal de Cultura

 

A biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo completa 60 anos no dia 28 de abril e comemora a data com programação diversificada de música, dança e literatura, com a participação especial de Jair Rodrigues, um dos mais importantes intérpretes da música popular brasileira, que apresenta seu último CD Alma Negra.

O evento começa no dia 28, sábado, às 11h, com o Concerto de Música Erudita, apresentado pela soprano Liana Conrado e pelo violonista Celso Delneri. Na biblioteca, acontece o encontro com o escritor Pedro Bandeira, autor de livros infanto-juvenis, detentor de diversos prêmios como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

O conjunto Retratos, formado por Alex Mendes (bandolim), Paulo Gilberto (flauta), César Ricardo Rocha (violão 6 cordas), Alexander Procópio (violão de 6 e 7 cordas), Fernando Henrique Pereira (cavaquinho) e Marcelo Souza (pandeiro) se apresenta a partir das 17h, na Sala Adoniran Barbosa. O grupo tem por finalidade fazer o retrato de um compositor por meio de suas releituras. Entre eles, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto Medeiros e Chiquinha Gonzaga.

Sob a direção de Solange Gueiros, a Cia. de Dança Passos & Compassos participa do aniversário com coreografias que utilizam ritmos como o tango, a salsa e o samba, além de improvisações de forró e bolero, entre outros. O grupo, formado por deficientes visuais, explica o método e as particularidades de cada peça, durante a apresentação.

No encerramento do primeiro dia de comemorações, a Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini mostra seu trabalho, pioneiro no mundo, numa apresentação cativante, prova da superação alcançada pelo método desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta desde 1995. 

A festa continua no domingo, dia 29, com o Recital de Cravo “Da suíte à sonata – um caminho” da pianista e cravista Regina Schlochauer. Obras de Clérambault, Couperin, BÖHM, Buxtehude, J. S. Bach e C.P. Bach fazem parte do programa, que conta com a projeção de uma série de fotos de cravos antigos durante o recital.

O encerramento acontece às 18h com o cantor Jair Rodrigues e banda. O cantor apresenta seu último CD Alma Negra. No repertório, sucessos como Analista de boêmio e Adeus tristeza, além dos clássicos Deixa isso pra lá, Disparada, Majestade e o sabiá e Eu sei que vou te amar.

Sobre a Biblioteca

 

 

 

 

 

 

 

A Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo que completa 60 anos conta com cerca de 140 usuários em todo país e a sua coleção, a maior do gênero no país, é composta por aproximadamente 6.500 títulos.

O local também possui computadores adaptados para que os deficientes visuais tenham acesso à internet. Com a produção de novos livros em leitura tátil, a Biblioteca Braille oferece gratuitamente serviços como empréstimo de livros em braille e livros falados para todo o Brasil, digitação e impressão de livros didáticos e da literatura e gravação de obras em CD.

Programação

60 anos da Biblioteca Braille
dias 28 e 29 de abril
entrada franca

dia 28 - sábado

11h - Sala Jardel Filho

Música erudita - Concerto 60 anos da Biblioteca Braille
com Liana Conrado (mezzo soprano) e Celso Delneri (violão)
 

14h30 - Biblioteca Braille

Encontro com o escritor Pedro Bandeira
Pedro Bandeira foi ator, professor, publicitário e jornalista. Começou a escrever em 1972, mas, somente a partir de 1983, dedicou-se exclusivamente à literatura. Seu primeiro livro foi "O dinossauro que fazia au au". Recebeu diversos prêmios: Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Dentre suas obras publicadas, destacam-se "A droga da obediência", "O fantástico mistério de Feiurinha", "A marca de uma lágrima", "Alice no país da mentira" e "Descanse em paz, meu amor". 

17h - Sala Adoniran Barbosa 

Conjunto Retratos
com: Alex Mendes (bandolim), Paulo Gilberto (flauta), César Ricardo Rocha (violão 6 cordas), Alexander Procópio (violão de 6 e 7 cordas), Fernando Henrique Pereira (cavaquinho) e Marcelo Souza (pandeiro).

19h - Sala Adoniran Barbosa

Cia. de Dança Passos & Compassos - Grupo Visão
O grupo, composto por deficientes visuais, apresenta coreografias com ritmos como tango, salsa e samba. As apresentações se alternam com explicações sobre a metodologia e as particularidades de cada tipo de dança.

20h - Sala Adoniran Barbosa

Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini
O Balé existe desde 1995 e iniciou suas atividades no Instituto de Cegos Padre Chico. Este trabalho, assim como seu método, foi desenvolvido voluntariamente pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini. O grupo quebrou paradigmas e superou barreiras.
_______________________________________________________________

dia 29 - domingo

11h30 - Sala Jardel Filho

Recital de cravo
Da suite à sonata - um caminho
com: Regina Schlochauer
Obras de Clérambault, Couperin, Böhm, Buxtehude e Bach. 

18h - Sala Adoniran Barbosa

Jair Rodrigues 
Alma Negra - O show
Um dos mais importantes e expressivos intérpretes da música popular brasileira, Jair Rodrigues apresenta o show Alma Negra.
 
Serviço:

Centro Cultural São Paulo – Biblioteca Braille e Sala Adoniran Barbosa - Rua Vergueiro - 1000 -http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao/programa_braille.htm.