Campanha Outubro Rosa terá exames preventivos para Mulheres com Deficiência e cuidadoras

Os exames serão no Hospital Municipal do Campo Limpo e para participar é necessário fazer inscrição até o dia 10 de outubro

 A 5ª edição do “Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência – Reconstruindo a vida” começa neste mês, outubro, em São Paulo. A iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) conta com a parceria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD-SP).

Poderão participar as mulheres com deficiência e cuidadoras, acima de 40 anos ou mais e para jovens com histórico familiar de câncer de mama precoce. Serão realizados exames de mamografia, ultrassom pélvico, transvaginal e consulta para métodos contraceptivos (implantação de implanon e colocação de DIU), no Hospital Municipal do Campo Limpo. Os atendimentos e encaminhamentos serão feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Inscrições até o dia 10 de Outubro de 2019. Somente pelos telefones: (11) 3913 - 4038 / 3913 - 4003 / 3913 - 4077 / 3913- 4076 ou pelo link: http://bit.ly/outubrorosa_2019.

O artigo 18 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura “atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário”.

Participe e vista rosa!

Sobre o Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil foi em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo.

O movimento Outubro Rosa alerta às mulheres para o risco do câncer de mama e a importância dos exames de rotina para a detecção precoce da doença. O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres no Brasil e exige cuidados. A chance de cura é de 90% quando o diagnóstico é precoce.

SERVIÇO: 5ª Edição do Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência - Reconstruindo a vida
Data: 19 e 26/10
Horário: das 8h às 18h
Local: Hospital Municipal do Campo Limpo
Endereço: Rua Tereza Mouco de Oliveira, s/nº - Entrada Fidi (ao lado da UPA - Campo Limpo).