Plenária Mensal de Política Municipal para Mulheres com Deficiência

Em comemoração ao dia internacional da mulher, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD/SP organiza a sua plenária mensal com a temática dedicada à data que celebra a luta pela igualdade de gênero.

 Neste sábado (09/03), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), realizou a Plenária mensal com o tema “Política para Mulheres com Deficiência”, que aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o evento enalteceu e parabenizou todas as mulheres do nosso município por sua história de lutas e conquistas, principalmente as mães de pessoas com deficiência. O evento contou com recursos de áudiodescrição, intérprete de Libras e guia-intérprete e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, através da web.

Participaram da composição da mesa de abertura, a presidente do CMPD, Sra. Ana Cláudia Domingues, a Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência (SMPED), Sra. Marinalva Cruz, a Secretária Adjunta dos Direitos Humanos, Sra. Marisa Fortunato e a Conselheira Municipal, Sra. Eulália Cordeiro.

Políticas Públicas para Mulheres, foi o tema abordado pela palestrante Sra. Ana Claudia Carletto- Secretária Executiva Adjunta de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, que iniciou sua fala com uma importante frase da surdocega Helen Keller: “Sozinhos, pouco podemos fazer. Juntos, podemos fazer muito!”

Em seguida, a palestrante Sra. Vilma Roberto, que possui deficiência visual, falou sobre o tema: Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”. E também ressaltou a importância dos munícipes participarem das reuniões do Conselho, um órgão de luta coletiva.

O evento também contou com duas representantes com Síndrome de Down. A senhora Paola Moutinho de Miranda, do Instituto Movimentarte, que compõe o grupo de estudos de Dança, desde 2015, e a senhora Jéssica Pereira, que tem 27 anos, e foi a primeira empreendedora com Down no Brasil. Em 2017, foi vencedora do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.