Conselho Municipal realiza XXVIII Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência

Desafios dos Conselhos Municipais e Educação Política foram temas abordados no evento

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realizou no dia 18 de agosto, na ETEC – Escola Técnica Estadual de Artes, o XXVIII Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência. O evento teve como objetivo promover o debate aberto e democrático sobre as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência da cidade de São Paulo. Participaram da mesa de abertura, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência CMPD - SP Ana Claudia Domingues, a Secretária Adjunta da SMPED Marinalva Cruz, José Roberto do CONADE, Dr. Julio Botelho, Procurador de Justiça do Conselho Superior do Ministério Público, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência Maria Helena Mosena e a coordenadora do Memorial da Inclusão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Elza Ambrósio.

“No dia 21 de agosto o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência completa 29 anos. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos que fizeram parte desta trajetória, sendo presidente, conselheiros, militantes, a todos que acreditaram no trabalho do Conselho, dos apoiadores e parceiros, de órgãos públicos e privados, o meu muito obrigado. Na apresentação de hoje, este colegiado veio realizar a prestação de contas referente ao trabalho realizado neste um ano de atuação” disse a presidente do CMPD Ana Claudia Domingues.

“Eu acho que todos os Conselhos tem um papel fundamental, não só na questão de propor políticas públicas, melhorias para a qualidade de vida de todas as pessoas, mas também tem um papel fundamental que é de acompanhar, monitora e cobrar, enfim acompanhar de perto todas as ações em todas as áreas e esferas de governo e isso é extremamente importante. Devemos ser multiplicadores. Com união e boa vontade, conseguimos expandir e fazer com que esses serviços e essas orientações cheguem lá na ponta, de fato, para quem realmente precisa” afirma a secretária adjunta da SMPED Marinalva Cruz.

Com o tema “Os Conselhos Municipais e os desafios da transversalidade e intersetorialidade nas políticas públicas para pessoa com deficiência” o Conselheiro Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e colaborador do CONADE, Junior Nascimento, apresentou informações e experiências sociais no campo dos Direitos Humanos. Já o sociólogo e gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo, Americo Sampaio, abordou “Educação política: Formação cidadã e os direitos da pessoa com deficiência na sociedade brasileira”.

Sobre o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo. Sua função é elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse da pessoa com deficiência na saúde, na educação, no trabalho, na habitação, no transporte, na cultura, no lazer, na acessibilidade ao espaço público e nos esportes.

O CMPD ainda promove atividades de integração das pessoas com deficiência, além de fazer e receber denúncias de discriminação.

Confira as fotos do evento: 

Convidadas do evento próxima à van do serviço Atende+

Equipe de voluntários no atendimento.

Maria Helena presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Todos os convidados do Encontro reunidos na mesa de abertura.

Todos os convidados do Encontro reunidos na mesa de abertura.

Público reunido na plateia.

A secretária adjunta Marinalva Cruz.

Presidente do CMPD Ana Claudia Domingues com a placa de participação entregue pela conselheira Fátima.

Todos os convidados do Encontro reunidos na mesa de abertura.

Panorâmica do evento. Palco e público reunido no local.

Fotos: Fábio Nunes - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência