Balanço do Programa de Recuperação e Manutenção de Pontes e Viadutos

*Atualizado em 21/12/2023

O Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da cidade de São Paulo tem o objetivo de instaurar uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e vida útil das estruturas e garantindo menos gastos ao poder público e a segurança da população.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) e a SPObras, já realizaram obras emergenciais, obras de recuperação estrutural e obras de manutenção em diversas estruturas. 

Confira o balanço das ações do Programa desde 2021:

Obras concluídas (61 locais):

  1. Pontilhão Jacu-Pêssego
  2. Ponte do Limão
  3. Viaduto Gazeta do Ipiranga
  4. Av. Tajuras (Túnel Janio Quadros )
  5. Pontilhão na pista central da Marginal Tietê
  6. Viaduto Luis Eduardo Magalhães
  7. Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães
  8. Ponte do Piqueri
  9. Ponte Domingos Franciulli Netto
  10. Viaduto Pires do Rio
  11. Complexo Mackenzie
  12. Complexo Viário Aurélio Batista Félix
  13. Viaduto T5 – Marginal Pinheiros
  14. Pontilhão - Av. Conselheiro Carrão
  15. Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo
  16. Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu
  17. Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães
  18. Ponte da Casa Verde
  19. Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas
  20. Pontilhão – Av. Edu Chaves
  21. Túnel Max Feffer
  22. Ponte Comunidade Húngara
  23. Pontilhão – R. Henrique Franco x R. Mario Pati
  24. Ponte - Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu
  25. Pontilhão - Travessa Dança da Canoa
  26. Pontilhão - Rua Baixa X Rua Carcicé
  27. Ponte da Freguesia do Ó
  28. Viaduto Engenheiro Alberto Badra
  29. Pontilhão - Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu
  30. Pontilhão - Av. Jardim Japão
  31. Viaduto Diário Popular
  32. Viaduto Bresser
  33. Ponte da Casa Verde
  34. Túnel Janio Quadros
  35. Ponte Comunidade Húngara Sentido Castelo Branco
  36. Viaduto Elias Nagib Briem
  37. Ponte Freguesia do Ó
  38. Viaduto Elevado do Glicério
  39. Viaduto Imigrantes
  40. Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China)
  41.  Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng Oscar Americano
  42. Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim
  43. Viaduto Gazeta do Ipiranga
  44. Túnel Fernando Vieira de Melo
  45.  Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo
  46. Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior
  47.  Complexo Viário Jacu-Pêssego
  48. Viaduto Cap. Pacheco e Chaves;
  49. Ponte Giovanni Boccati;
  50.  Ponte Júlio de Mesquita Neto;
  51. Ponte Transamérica;
  52. Viaduto dos Bandeirantes
  53. Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno;
  54.  Viaduto Antônio Abdo;
  55. Viaduto Nove de Julho;
  56.  Ponte Bernadino D’áuria
  57.  Viaduto Carlos Ferraci
  58. Viaduto Gal. Olímpio da Silveira
  59.  Viaduto Beneficência Portuguesa
  60. Viaduto Sumaré
  61. Viaduto Doutor Arnaldo
     

 INSPEÇÕES

A SPObras também está realizando inspeções em pontes e viadutos, por meio das quais é possível avaliar as reais condições das estruturas e, assim, obter laudos para verificação mais aprofundada das patologias decorrentes do processo de deterioração. As equipes da Prefeitura realizam periodicamente inspeções visuais nessas estruturas, fornecendo análise prévia das suas condições. A depender desta avaliação prévia, ou em intervalos de cinco a oito anos, são contratadas empresas para realizar a inspeção especial da estrutura. O laudo decorrente da inspeção especial contém informações técnicas sobre a condição das unidades e recomendações das ações a serem implementadas para garantia de sua segurança.

Com base nesses laudos são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação de obras de recuperação. A inspeção especial permite a detecção prévia dos problemas e a consequente recuperação das OAEs, minimizando os riscos e fomentando uma cultura de manutenção periódica dessas estruturas. 

Até o momento já foram realizadas inspeções especiais em 231 locais (312 unidades estruturais) e estão em execução outras 259 inspeções (279 unidades estruturais). Além disso, estão em processo licitatório 32 locais, e outros 21 estão na fase de elaboração de editais. Ao final do quadriênio, a perspectiva é a execução de 543 inspeções especiais (644 unidades estruturais).

Assessoria de Comunicação – SPObras
22/04/2021 - **Atualizado em 21/12/2023


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