São Paulo ganha Praça Roosevelt renovada

Os paulistanos ganharam neste final de semana, uma Praça Roosevelt renovada, um local novamente agradável aos seus frequentadores. Foram dois anos de obras para que a praça voltasse a ser um marco na cidade, como foi quando de sua construção em 1970, há 42 anos.

Para a nova praça, a Prefeitura de São Paulo mudou o conceito arquitetônico. Se antes, quando de sua elaboração, o conceito urbanístico era a política do “arrasa quarteirão”, hoje a ideia é de espaços amplos, integrados à vida da comunidade.

       

A Praça Roosevelt, com 25 mil metros quadrados, ganhou floriculturas, ao lado da guarita da Guarda Civil Metropolitana. Com conceitos e design modernos, que integram cores e materiais diferenciados, além de mais de 130 luminárias de LED, tornou-se um local aprazível e harmonioso para ser usado pela população.

Com base nessa nova visão urbanística, de integração de todas as pessoas que frequentam a praça, foram criados: um cachorródromo, um bebedouro para cachorro, bancos para descanso, espaços livres para passeios e um paisagismo que equilibra os locais ensolarados e os de sombra, além de espaços de descanso e de brincadeiras para as crianças. Enfim, uma praça como as de antigamente.

 

Além disso, a nova Praça Roosevelt, por sua modernidade, valorizou a região e integrou também a vida cultural de seu entorno. O paisagismo privilegiou o plantio de flores que, com suas cores vibrantes, formam um contraste com o concreto e as madeiras utilizadas na obra.

  

A Praça Roosevelt também trará mais segurança para o bairro. Para que isso aconteça, além da guarita da GCM, a SIURB, por meio da SPObras, também projetou um posto para a Polícia Militar, que ficará próximo da Rua Augusta. Dessa forma, evita-se que o espaço seja ocupado e depredado por vândalos.

Todos os trabalhos na Praça Roosevelt foram projetados obedecendo aos mais rígidos padrões de sustentabilidade.

Em uma área de 20.180 m² foram plantadas mais de 260 árvores de espécies variadas e transplantadas cerca de 30 árvores que já existiam na praça.

A obra teve início em setembro de 2010 e, em novembro, foi entregue o termo de compromisso ambiental.

Foram encaminhados para reciclagem 7.100 m² de material demolido da antiga praça como lajes, pisos e concreto.

A nova Praça Roosevelt tem 2.180 m² de piso ecológico, 12.700 m² de piso concreto acabado (o que também atende às determinações de sustentabilidade) e 1.950 m² de piso de alta resistência, além de 1.266 metros lineares de piso tátil (direcional e alerta).

A Praça Roosevelt passou por uma recuperação estrutural de 19.000 m² e, para impermeabilizar o solo, recebeu uma manta asfáltica dupla de 19.050 m².

O valor da obra é de R$ 55 milhões. Desse total, cerca de 80% são recursos do BID destinados ao Programa PROCENTRO.