Prefeitura expõe novos modelos de abrigos de ônibus

Empresas concorrentes de projeto que vai renovar o mobiliário urbano apresentam suas propostas até o dia 28 no Anhembi

Os novos modelos de abrigos de ônibus propostos por empresas concorrentes de licitação que renovará o mobiliário urbano de São Paulo estão expostos no Pavilhão de Exposições Anhembi, na Zona Norte. Em 2013, São Paulo vai ganhar 6,5 mil novos abrigos e 10 mil totens indicativos de parada, com informações que chamam atenção pelo design futurista, painel touchscreen em formato gigante, piso tátil e informações em braile.

Com custo previsto de R$ 700 milhões, o projeto faz parte da segunda etapa do Cidade Limpa, que também inclui a publicidade nos relógios espalhados nas principais ruas e avenidas da cidade. As empresas que ganharem a licitação, coordenada pela SPObras, serão responsáveis pela instalação e manutenção dos pontos. Em troca, poderão explorar a publicidade nas paradas, em conformidade com os padrões previstos na lei.

Os protótipos das empresas concorrentes estarão expostos até a próxima sexta-feira (28) em uma área do Pavilhão de Exposições do Anhembi, cedida pela SPTuris, onde nesta quinta-feira (20) acontece uma avaliação técnica. A pontuação das respectivas propostas vai levar em conta itens como o conforto, a segurança aos usuários do sistema de transporte coletivo, e a semelhança entre o modelo proposto e as condições urbanas de São Paulo, ou seja, os novos abrigos e totens deverão integrar-se às diferentes paisagens da cidade.

A análise das propostas pela Comissão Especial de Licitação – apoiada pelo Grupo Técnico – deverá terminar em meados de outubro, quando serão abertos os envelopes com a proposta comercial das empresas habilitadas na segunda fase. Nesta etapa, serão avaliados o cronograma de instalação do mobiliário e o valor que as proponentes pagarão à administração municipal pelo direito de explorar os equipamentos pelo período de 25 anos. Todo o investimento necessário à instalação do novo mobiliário será realizado pelas futuras concessionárias, desonerando a administração municipal.

       

 

 Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 20/09/2012