Prefeitura inaugura Praça Memorial 17 de Julho

A cerimônia aconteceu sob chuva forte e intensa emoção

Sob chuva e forte emoção, a Prefeitura de São Paulo inaugurou na última terça-feira, 17, a Praça Memorial 17 de Julho em homenagem às 199 vítimas do Voo TAM JJ 3054.

A cerimônia teve início às 17h30 com a missa celebrada pelo bispo de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo.

Às 18h51, momento exato em que o avião caiu e no mesmo local em que se realizava a missa, todos os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória aos que ali perderam a vida em um dos mais trágicos acidentes aéreos do Brasil. Um cabo da Polícia Militar do Estado de São Paulo deu “o toque de silêncio”. Muitos familiares das vítimas choraram nesse instante.

Após a missa, os integrantes da Afavitam - Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM, homenagearam os operários que trabalharam na obra e todos os que direta ou indiretamente contribuíram para que a praça saísse do papel, especialmente o prefeito da Capital.

Com 8.318 m² e um investimento da Prefeitura de São Paulo de R$ 3,6 milhões, a praça foi projetada para “celebrar a vida”, na palavras do arquiteto marcos Cartum, que assina o projeto.

O ponto alto é uma amoreira, árvore que estava no terreno onde o avião caiu e que resistiu ao incêndio e á explosão.

Esta árvore fica no meio de um círculo cercada por gramas e por um espelho d’água. Na parede deste círculo, os nomes das 199 vítimas. No chão da praça, 199 luzes de led também homenageiam e lembram as pessoas que ali pereceram.

Os vinte e cinco postes de iluminação, especialmente projetados, trazem três focos de luz cada um que fecham um círculo luminoso de 360º.

Os três muros de pedra, dispostos em semicírculo, trazem flores que brotam de dentro das pedras. A ideia é alertar aos aviões que chegam a partem o acidente que ali ocorreu e cobrar, constantemente, melhorias na segurança dos voos.

A Praça Memorial 17 de Julho está localizada na cabeceira da pista do aeroporto de Congonhas, na Av Washington Luiz.