SP Obras inicia trabalhos para a construção do Memorial 17 de Julho

A SP Obras deu início, em dezembro de 2011, aos trabalhos de preparação do terreno para a obra do Memorial 17 de Julho.

 

 

O local destinado para a construção do Memorial é o mesmo onde ficava o antigo prédio da TAM, atingido por um avião da empresa após tentar aterrissar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

 


 

A área passou por limpeza, remoção de entulho, colocação de tapume e construção de canteiro de obras. Nas próximas semanas, começarão as obras efetivamente para a construção do Memorial e os trabalhos estão sendo executados para que seja inaugurado no segundo semestre de 2012, mesma época em que serão lembrados os cinco anos do acidente com o voo TAM JJ3054, ocorrido em 17 de julho de 2007.

 


A criação do Memorial é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU e decorre do compromisso assumido pela Prefeitura em prestar homenagem às 199 vítimas do acidente.

 


O local, de 8.318 metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto Marcos Cartum, que ouviu e considerou a opinião dos familiares das vítimas do acidente e será uma área de lazer e convivência da população. A obra terá como ponto central uma amoreira, árvore que resistiu à colisão do avião e ao incêndio.
 

 

A SP Obras vem desenvolvendo estudos para saber a condição da árvore, e sua preservação. A amoreira tem hoje 10 anos de vida e esta árvore vive em torno de 15 anos. Dessa forma, a SP Obras envida esforços para que a planta passe por recuperação que permita sua sobrevida saudável ainda por muitos anos. Para isso, consulta biólogos, jardineiros e botânicos.

 

 


A árvore tornou-se um símbolo de sobrevivência e, para protegê-la, o projeto prevê um círculo concêntrico ao seu redor, que a conservará cercada por gramíneas; um nível com espelho d’água; uma mureta com o nome de todas às vítimas do voo; e, também, a afixação de 199 pontos de luz com lâmpadas no chão para iluminação durante a noite, que remete às pessoas que perderam a vida no acidente. Inclui, ainda, a instalação de um playground.

 

 

O Memorial

 

O Memorial 17 de Julho será construído no terreno localizado na Av. Washington Luiz, próximo ao aeroporto de Congonhas, zona sul da cidade, onde ficava o prédio da TAM Express. Destruído na colisão do avião, ele foi implodido no dia 5 de agosto de 2007.