Fábrica dos Sonhos será entregue para o Carnaval de 2014

SP Obras quer finalizar projeto para o Carnaval de 2014. Antigo desejo das escolas de samba paulistanas, a obra vai abrigar as 14 escolas do Grupo Especial

Este desenho mostra o Rio Tietê na altura da Ponte da Casa Verde e os prédios que farão parte do projeto Fábrica dos Sonhos, em formato de losango. Essa obra ficará na Marginal Tietê sentido Penha.Parte das obras da Fábrica dos Sonhos de São Paulo – Oficina Escola de Produção do Carnaval, será entregue em 2013 e no carnaval de 2014 o Complexo estará em plena utilização.  A ideia de  construir barracões que abrigarão as Escolas de Samba surgiu da necessidade de deixar as agremiações próximas ao Sambódromo, onde são realizados os desfiles, permitindo fácil deslocamento dos carros alegóricos e das fantasias, além de regularizar e modernizar toda a produção do carnaval, possibilitando a criação de novos empregos e dotar de infraestrutura os locais já existentes. Ao longo dos anos, São Paulo vem se destacando como pólo turístico carnavalesco e já conta com 86 agremiações, entre escolas de samba e blocos. As que compõem o Grupo Especial, 14 delas, ocupam áreas públicas com barracões em condições inadequadas de trabalho. Em média, cada escola de samba do Grupo Especial emprega cerca de 250 pessoas para a produção do Carnaval.

 

Localização

Imagem estilizada, vista do alto, dos prédios onde funcionará a Fábrica dos Sonhos.

A área, localizada no bairro da Barra Funda, na Av. Dr. Abraão Ribeiro esquina com Marginal Tietê onde serão construídos os barracões e toda a infraestrutura das escolas, pertence à Prefeitura Municipal de São Paulo que, em 2005, iniciou o processo de reintegração de posse. São 83.559 m², em polígono irregular, na Marginal Tietê, sentido Penha, junto à Ponte da Casa Verde, um dos últimos espaços disponíveis para abrigar tal empreendimento. Área total de edificações é de 67.519,73 m². 
 

 

 


Conheça a Fábrica dos Sonhos 

 Imagem estilizada dos prédios da Fábrica dos Sonhos, vista de outro ângulo.

O projeto garante o aproveitamento máximo do terreno, de forma a criar além de um pólo fabril vinculado ao Carnaval também um novo ponto turístico que tenha como atrativo o belo espetáculo apresentado pelas escolas de samba. Serão 14 galpões de oficinas de carnaval das escolas de samba do grupo especial do município, todos do mesmo tamanho e formato. As oficinas, que produzirão fantasias, alegorias, dispositivos mecânicos, hidráulicos ou de robótica e carros alegóricos, contarão com serralheria, marcenaria, ateliês de pintura, modelagem e costura. O projeto foi desenvolvido considerando o menor impacto ambiental e incluindo medidas como o aproveitamento de água de reuso, ventilação e iluminação naturais. O empreendimento terá também uma praça central que abrigará o edifício administrativo junto com o Museu do Samba, estacionamento com 143 vagas e um edifício de triagem para reaproveitamento de materiais. A estimativa é que o local atraia turistas de todas as partes do mundo, interessados em conferir como é feita a produção de uma das maiores festas culturais do país. 

Notícias relacionadas:

Crédito adicional está disponível para construção da Fábrica dos Sonhos