Novos membros da administração municipal tomam posse nesta terça-feira

Foram empossados secretários, presidentes da Cohab e da SPObras, e o subprefeito da Sé

Tomaram posse nesta terça-feira (7), em solenidade comandada pelo prefeito Ricardo Nunes, na sede da Prefeitura de São Paulo, seis novos representantes do primeiro escalão da Administração Municipal. São eles, Bruno Lima (secretário municipal de Inovação e Tecnologia), Fernando Chucre (secretário executivo de Planejamento e Entregas Prioritárias da Secretaria de Governo), Enrico Misasi (secretário executivo de Relações Institucionais da Secretaria Municipal da Casa Civil), João Cury (diretor-presidente da Cohab), Taka Yamauchi (diretor-presidente da SPObras) e Alvaro Batista Camilo (subprefeito da Sé).

Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância de reforçar o time para os novos desafios da gestão. “Assim poderemos dar continuidade com o nosso jeito de ser, com simplicidade e humildade”, disse. “Tenho muita alegria em dizer que as nossas ações estão surtindo efeito na cidade”, completou. 

SPObras

Novo diretor-presidente da SPObras, Taka Yamauchi é formado em Engenharia Civil, com ênfase em Transporte, e pós-graduado em Administração e Gestão Pública. Empresário do setor químico há 25 anos, possui conhecimento de gestão empresarial. Foi secretário de obras em Ribeirão Pires, de 2017 a 2020. Como especialista em gestão de obras de grande porte e BRT (Bus Rapid Transit), ou sistemas rápidos de transporte por ônibus, foi responsável pela concepção e implantação da primeira fase do projeto BRT ABC, que promoverá a interligação da cidade de São Paulo com a região do Grande ABCD. Atualmente, ocupa a vice-presidência da Associação dos Engenheiros de Diadema.

“Juntamente com esse grande time da SPObras tenho o compromisso de entregar o maior programa de revitalização das escolas da América Latina”, destacou. “Também tenho o compromisso de transformar essa grande metrópole através das operações urbanas”, completou.

Secretaria de Inovação e Tecnologia

O novo secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Bruno Marcello de Oliveira Lima, é delegado de polícia e ingressou na vida pública como Deputado Estadual, eleito em 2019 com quase 104 mil votos. No ano passado, foi eleito Deputado Federal por São Paulo, para o mandato que termina em janeiro de 2027, com mais de 460 mil votos. É defensor da causa animal e do combate à violência contra a mulher, além de um entusiasta da inovação e da evolução tecnológica como meios para empregar sempre mais eficiência e transparência em todos os níveis da gestão pública.

“Acredito muito nesse projeto. Um projeto que é para entregar melhorias para população de São Paulo, uma cidade que eu amo, sou nascido e criado”, apontou o novo secretário de Inovação e Tecnologia.

Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias

O arquiteto urbanista Fernando Chucre, que assumiu a Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias da Secretaria de Governo, já atuou na gestão municipal entre 2017 e 2020. Foi secretário municipal de Habitação em 2017 e 2018 e secretário de Desenvolvimento Urbano da capital entre 2019 e 2020. No Governo do Estado de São Paulo, Fernando Chucre ocupou diversos cargos, como coordenador do Programa Socioambiental da Serra do Mar, junto ao BID, presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa); presidente do Conselho do Patrimônio, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente. Fernando Chucre também foi Deputado Federal por São Paulo entre 2006 e 2011. No setor privado, foi sócio-diretor da Arquitécnica Arquitetura e Urbanismo, entre 1990 e 2006.

“De todas as posições que eu já ocupei nos governos Federal, Municipal e Estadual, a Prefeitura de São Paulo sempre foi a mais desafiadora sob o ponto de vista da capacidade da gestão, de planejar políticas públicas que cheguem de fato nas pessoas que mais precisam”, garantiu Fernando Chucre.

Secretaria Executivo de Relações Institucionais

Enrico Misasi, novo secretário executivo de Relações Institucionais da Secretaria Municipal da Casa Civil, é advogado, mestre em Direito Constitucional e um jovem político que teve atuação bastante destacada em seu primeiro mandato como Deputado Federal por São Paulo, encerrado em janeiro deste ano. Em 2021, foi considerado um dos “Cabeças do Congresso Nacional” pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar e como um dos melhores deputados do país pelo Instituto Monte Castelo. Foi coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento e teve papel fundamental na aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento. O deputado Enrico Misasi também foi membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, da Comissão Especial da Reforma Tributária, e da Comissão Mista da Reforma Tributária, além de coordenador da Comissão Especial em Comemoração aos 200 Anos da Independência do Brasil.

“Nossa missão é fortalecer o relacionamento institucional da prefeitura e da gestão Bruno Covas encabeçada pelo prefeito Ricardo Nunes com a sociedade civil e os governos Estadual e Federal”, explicou o novo secretário.

Cohab

Ex-prefeito de Botucatu por dois mandatos consecutivos, de 2008 a 2016, João Cury, o novo diretor-presidente da Cohab, é advogado com especialização em Direito Tributário pela Universidade de Bolonha, na Itália, e possui grande experiência acumulada, também, na gestão da educação pública. Foi presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo em 2017, Secretário Estadual da Educação de São Paulo, em 2018, e Secretário Municipal de Educação, na Capital, em 2019. Na Prefeitura de São Paulo, posteriormente ainda ocupou os cargos de Secretário Executivo de Relações Institucionais, presidente do Conpresp (Conselho do Patrimônio histórico, ambiental e arquitetônico da cidade de São Paulo) e do Conselho de Administração da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo.

O novo diretor-presidente da Cohab destacou que irá continuar o trabalho que já vinha sendo realizado em ações como a Parceria Público-Privada e o programa Pode Entrar. “Nós já temos as condições formuladas, elaboradas, discutidas com a sociedade civil e agora é trabalhar”, afirmou João Cury.

Subprefeitura Sé

O Coronel Álvaro Batista Camilo, o novo subprefeito da Sé, tem em seu currículo quase 40 anos de carreira dedicada à sociedade paulista e forte ligação com o centro da capital. Quando ingressou na Polícia Militar, na década de 1980, escolheu a região central da cidade para trabalhar. Ao chegar ao posto de Coronel, também optou por assumir responsabilidades na região central. Foi Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo de 2009 a 2012, instituição à qual serviu por 33 anos, vereador da cidade de São Paulo entre 2013 e 2014, Deputado Estadual, também por São Paulo, de 2015 a 2018, e Secretário Executivo da Segurança Pública do Estado de São Paulo, de 2019 a 2022. Como parlamentar, o Coronel Álvaro Camilo é autor das Leis do Pancadão, do Programa Vizinhança Solidária e do Programa de Lições de Ética e Cidadania nas Escolas.

“É um desafio grande e o que nós pretendemos fazer aqui é agregar valor a vida das pessoas e trazer dignidade. O centro merece isso. Vamos revitalizar, trabalhar para que seja melhor, um lugar de qualidade de vida para todos”, explicou o novo subprefeito da Sé.

De: Secretaria Especial de Comunicação
07/02/2023