SPObras licita obras remanescentes do prolongamento da Av. Chucri Zaidan

Fazem parte das ações a construção de um túnel sob a Rua Cecilia Lottenberg, a ampliação do corredor de ônibus, melhoramentos nos trechos já existentes da via, além de ciclovia e passeios acessíveis

A SPObras lançou nesta terça-feira (17/01) o edital de concorrência para contratação das obras remanescentes do prolongamento da Av. Chucri Zaidan, na Chácara Santo Antônio, zona sul da Capital. A primeira etapa de obras havia sido parcialmente entregue em 2018 e, por conta de fatores que consumiram mais recursos do que o previsto, não foi possível concluir todo o escopo original de obras, a exemplo da passagem subterrânea em túnel sob a Av. Cecilia Lottenberg, tendo sido executados apenas os emboques. Os serviços remanescentes visam, portanto, à conclusão deste melhoramento viário, garantindo sua completa funcionalidade e a melhoria na mobilidade urbana da região. 

O prolongamento da Av. Chucri Zaidan vem consolidar e expandir o eixo de desenvolvimento de um importante centro empresarial da metrópole, formado pelas avenidas Nações Unidas, Berrini e Chucri Zaidan, desde a Av. dos Bandeirantes na altura da ponte Ary Torres até a Av. Roque Petroni Junior, na altura da ponte do Morumbi.

O empreendimento prevê a construção do túnel sob a Av. Cecília Lottenberg, com 880 metros de extensão, em célula dupla, contemplando 2 faixas por sentido, passeios laterais e sistemas, inclusive saídas de emergência e poços de ventilação.


Imagem ilustrativa - túnel sob a Av. Cecília Lottenberg


Os serviços também abrangem a implantação de corredor de ônibus, enterramento das redes aéreas, paisagismo e melhoramentos nos trechos já existentes da via. No trecho da Av. João Dória até a Rua Antônio de Oliveira, haverá adequação da geometria viária existente para comportar 4 faixas por sentido, sendo a faixa da esquerda para corredor de ônibus.

A futura obra favorecerá os pedestres, com implantação de passeios amplos e acessíveis; e ciclistas, com implantação de ciclovias que fazem a conexão da nova via aos sistemas cicloviários existentes na Marginal Pinheiro e no corredor Berrini, além da implantação de uma rampa cicloviária metálica na Ponte Laguna, conectando-a à ciclovia existente na margem Leste do Rio Pinheiros.

Assessoria de Comunicação – SPObras
17/01/2022