Cidade conta com 36 sinalizadores de altura nos acessos às pontes, túneis e viadutos

Em dez meses, os dispositivos compostos por placas suspensas instalados antes dos acessos para pontes, túneis e viadutos evitaram entalamentos ou danos graves às estruturas

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que no mês de junho mais dois limitadores de altura foram instalados, um deles na Av. Dr. Arnaldo, sentido centro, no acesso para a Av. Heitor Penteado e o outro na Av. 23 de Maio, sentido Aeroporto, no acesso para o Túnel Ayrton Senna.

Desde setembro de 2021, data de início da instalação dos sinalizadores, não foram registrados entalamentos com consequências às estruturas em nenhum dos 36 acessos para as obras de arte de engenharia civil (OEA) já com os dispositivos. A nova sinalização evita que veículos com excesso de altura atinjam as estruturas de pontes, túneis e viadutos, comprometendo a integridade desses locais e causando prejuízos ao erário e à segurança da população.

Levantamento realizado pela CET mostra que, entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram 238 veículos com excesso de altura que ingressaram na área restrita, em toda a cidade. Isso mostra que alguns motoristas ainda não respeitam a sinalização e as placas informando a altura máxima permitida em cada via.

Os túneis, pontes e viadutos da capital possuem sinalização de regulamentação (placas) e advertência aos motoristas exibindo os limites máximos de altura permitidos. As placas indicando as últimas saídas existentes para os veículos acima dos limites também estão ostensivamente distribuídas. Mesmo assim, foi necessário que a CET adotasse o novo modelo para chamar ainda mais atenção daqueles que ignoram a sinalização padrão e ingressaram em área restrita.

É importante ressaltar que, nas vias que possuem a nova sinalização, contudo, os condutores têmn parado antes de atingir a estrutura das OEA, chocando-se nas chapas de metal que compõem o conjunto de dispositivos da nova sinalização. Assim, o propósito de evitar danos às OAE, reduzindo os prejuízos causados ao erário e à segurança da população, foi alcançado.

Como funciona?

A nova sinalização é formada por alguns dispositivos. O primeiro deles é composto por uma série de chapas de alumínio penduradas por meio de colunas cônicas instaladas algumas dezenas de metros antes da OAE. As chapas estão suspensas à exata altura do viaduto e se assemelham a um “varal”. Há também sinalização luminosa.

Caso caminhões ou ônibus com excesso de altura passem, o impacto das chapas metálicas com a carroceria do veículo chama a atenção do motorista e dá a ele a certeza de que o seu veículo que está inadequado para o tráfego na via e que colidirá com a estrutura adiante.

Um segundo dispositivo é instalado junto à estrutura da OAE. São chapas de metal posicionadas imediatamente antes da estrutura viária, com a mesma altura desta, e que permitem mais uma oportunidade de o condutor parar o veículo antes da colisão que poderia comprometer a integridade de pontes, viadutos e túneis.

O dispositivo desenvolvido pela CET foi inspirado em experiências de sucesso realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Localização dos sinalizadores de altura:

  • Av. do Estado, antes do Viaduto CPTM, sentido Santana, após a Av. Mercúrio
  • Av. 23 de Maio, sentido centro, antes do Viaduto Gal. Euclides de Figueiredo
  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, no acesso ao Túnel Pres. Jânio Quadros
  • Av. Lineu de Paula Machado, no acesso ao Túnel Pres. Jânio Quadros
  • Av. Morvam Dias de Figueiredo, antes da Ponte Pres. Jânio Quadros
  • Av. Gabriela Mistral, sentido Penha antes Viaduto Rede Ferroviária
  • Av. Cruzeiro do Sul, sentido centro frente Estação do Metrô Portuguesa/Tietê
  • Av. Cruzeiro do Sul, sentido centro ,fte Rua Dr. Gabriel Piza (Est. Metrô Santana )
  • Av. Cruzeiro do Sul, sentido Santana, 23,0m antes da Rua Leite de Morais (Est.Metrô Santana)
  • Av. Cruzeiro do Sul, sentido Santana, após acesso ao Term. Rod. Tietê/Portuguesa
  • Rua Eudoro Lemos, acesso à área de Embarque/Desembarque Terminal Rodov. Tietê
  • Rua Pietro Giannoccaro /Ponte Fábio Lazzari, acesso a Avenida Cruzeiro do Sul (Viga do Metrô)
  • Av. Otaviano Alves de Lima, antes da Ponte Jornalista Walter Abraão (Ponte Casa Verde)
  • Rua da Cantareira, fte nº 903 (antes da Rua dos Clérigos) Viaduto CPTM
  • Av. Otaviano Alves de Lima /Avenida Raimundo P. de Magalhães (antes da Ponte Comunidade Húngara CPTM)
  • Av. Eng. Oscar Americano, sentido Cidade Jardim, antes do Túnel Presidente Jânio Quadros
  • Av. Alcântara Machado sentido Bairro, antes Viaduto Bresser
  • Av. Pacaembu, sentido Barra Funda, antes Viaduto General Olímpio da Silveira
  • Av. Pacaembu (após Viaduto.Pacaembu-B.Funda), antes General Olímpio da Silveira
  • Av. Dr. Felipe Pinel, antes Rede Ferroviária (Fepasa) ref.R.Pe.Eduardo Lustosa /R.Maestro Tavares de Lima
  • Av. das Magnólias, acesso ao Túnel Sebastião Camargo
  • Rua Stefano Mauser, antes Rede Ferroviária (Fepasa) (após R. Felipe Pinel )
  • Av. Dr. Felipe Pinel, antes Rede Ferroviária (Fepasa) da Rua Stefano Mauser/ Rua Doutor Felipe Pinel
  • Av. Condessa Elisabeth Robiano , antes da Ponte Tatuapé (GPV-Lauer/Yoshida)
  • Av. Dr. Arnaldo, acesso ao Tùnel José Roberto Fanganiello Melhem
  • Rua Anhaia X Rua Silva Pinto X Rua Júlio Conceição
  • Rua Silva Pinto X Rua Anhaia X Rua Júlio Conceição
  • Av. Rebouças sentido centro, acesso ao Túnel Noite Ilustrada
  • Av. Alcântara Machado sentido centro – Radial Leste – antes do Viaduto Bresser
  • Rua Herval, antes do Viaduto Guadalajara (João Behisnelian)
  • Rua Visconde de Parnaíba, antes do Viaduto Bresser (Romualdo Hatty)
  • Rua Herval, antes do Viaduto Guadalajara (João Behisnelian)
  • Av. Raimundo Pereira de Magalhães , antes da Rua Gago Coutinho (Viaduto CPTM)
  • Rua Hugo Capotini/Rua Domingos Barbieri - Rodovia Raposo Tavares
  • Av. Dr. Arnaldo sentido Bairro, acesso a Avenida Heitor Penteado
  • Av. 23 de Maio sentido Aeroporto, acesso ao Túnel Ayrton Senna

De: Secretaria Especial de Comunicação
29/07/2022