Obras de recuperação avançam no Viaduto Bresser

Prefeitura investe R$ 8 milhões nos serviços de recuperação da estrutura

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), por meio da SPObras, mantém em andamento o Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da Cidade. São vistorias e obras executadas para garantir a segurança e conforto de motoristas e pedestres durante toda a vida útil das estruturas. Na Avenida Alcântara Machado, Zona Leste, o viaduto Bresser, está inserido no programa e passa por obras de recuperação em toda a sua extensão. Os trabalhos estão previstos para terminar em maio.

No momento, estão sendo finalizados os reparos nas partes de concreto de toda estrutura do viaduto. Os serviços incluem o tratamento de trincas e fissuras, recuperação das barreiras rígidas e tratamentos superficiais. Além disso, o pavimento rígido sobre o viaduto também passa por recuperação com tratamento das fissuras existentes. Os guarda-corpos estão em fase de pintura e alteamento para aumentar a segurança dos pedestres que transitam pelas calçadas do viaduto.

Para que não ocorram infiltrações de água na estrutura (que pode alterar as características do concreto), o contrato contempla a instalação de um sistema de drenagem com buzinotes (tubos que permitem o escoamento da água) e pingadeiras.

A intervenção, que faz parte do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, ocorre após o viaduto ser atingido por veículos que não respeitam a altura permitida para o tráfego na Radial Leste. O Viaduto Bresser é uma importante via da capital, ele liga os bairros da Mooca e do Brás, passando sobre a Avenida Alcântara Machado e a Linha 3 Vermelha do Metrô. O investimento é proveniente do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).

De: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras
24/02/2022

 

Notícias relacionadas:

Viaduto Bresser terá novas interdições para realização de obras de recuperação

Viaduto Bresser passa por obras de recuperação estrutural