Ciclopassarela Panorama oferecerá travessia segura sobre o Rio Pinheiros

Empreendimento destinado a ciclistas e pedestres faz parte da Operação Urbana Faria Lima

A SPObras lançou nesta quinta-feira (13) a concorrência para contratação de empresa que fará o desenvolvimento do projeto executivo e estudos ambientais para implantação da Ciclopassarela Panorama, na região sudeste da Capital. O empreendimento dará apoio aos conjuntos habitacionais Panorama e Real Parque para travessia de ciclistas e pedestres sobre o Rio Pinheiros até as vias marginais e Linha 9 – Esmeralda da CPTM, junto à estação Berrini. Após contratados, os projetos devem ser finalizados no prazo de 12 meses.Serão investidos R$ 72 milhões, contemplando as fases de projeto, serviços ambientais, desapropriações, obras e alteamento das redes, com recursos advindos da Operação Urbana Faria Lima.

Com extensão aproximada de 325 metros, a futura ciclopassarela terá estrutura metálica e estaiada, com ciclovia bidirecional e passeio para pedestres, e será implantada sobre o Canal do Rio Pinheiros, com o seu acesso Oeste junto à Av. Magalhães de Castro e seu acesso Leste junto a Av. das Nações Unidas na confluência com a Rua Mario Gonçalves da Silva, ao lado da estação Berrini da Linha 9 – Esmeralda da CPTM. Ambos os acessos bem como as conexões com as ciclovias existentes, paralelas às Vias Marginais e às linhas de trem, se darão através de rampas circulares.

Ciclopassarela Panorama - implantação geral

Perspectiva da futura ciclopassarela Panorama. Imagem ilustrativa

A implantação do empreendimento proporcionará a travessia adequada de pedestres e ciclistas, promoverá a articulação da estação Berrini da CPTM com a margem oposta do Rio Pinheiros, beneficiando a integração entre os diferentes modos de transporte, além de qualificar a paisagem urbana local. 

Perspectiva da futura ciclopassarela Panorama. Imagem ilustrativa

O edital de licitação e seus anexos estão disponíveis para consulta e download em http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br/


Assessoria de Comunicação - SPObras
13/01/2022