SPObras licita contratação de estudos ambientais e projetos da duplicação da ponte Jurubatuba

A SPObras lançou nesta quinta-feira (25) a licitação para a contratação dos levantamentos de campo, serviços geotécnicos, estudos ambientais e projetos básico e executivo da duplicação da ponte Jurubatuba, na zona Sul da Capital. O empreendimento vai proporcionar a ampliação da atual ponte para a transposição da Avenida Interlagos sobre o Rio Jurubatuba, facilitando o deslocamento da população dos distritos de Cidade Dutra, Grajaú e Parelheiros e otimizando a fluidez e a segurança dos transportes coletivo e individual na região. As informações sobre a licitação podem ser acessadas no Portal E-negocios da Prefeitura de São Paulo.

A atual ponte Jurubatuba é composta por dois módulos: um com duas faixas de rolamento que atendem o sentido bairro-centro; e outro com três faixas de rolamento que atendem o sentido centro-bairro. O projeto em questão consiste na construção de uma nova ponte, vizinha e complementar à atual, contendo 3 faixas de rolamento.

Área de implantação da duplicação da ponte Jurubatuba (áea em verde corresponde à futura estrutura)

Assim, a ponte atual passará a atender o tráfego no sentido centro-bairro, enquanto a futura estrutura passará a atender a circulação no sentido bairro-centro. Ambas as estruturas terão três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para ônibus. O módulo já existente com duas faixas de rolamento dará lugar a ciclovia e calçadas.

Distribuição das faixas de circulação (veículos, ônibus, ciclistas e pedestres)

A previsão é que sejam investidos R$ 104,5 milhões, sendo R$ 3,1 milhões destinados ao projeto e estudos ambientais e o restante para a execução das obras e desapropriações.

O empreendimento deverá atender cerca de 223 mil passageiros por dia e proporcionará a melhoria do transporte público e individual da região, a circulação de pedestres através de passeios adequados e seguros, a redução significativa nos tempos das viagens, além da requalificação da paisagem urbana.
 

Assessoria de Comunicação - SPObras
26/11/2021