CET implanta alertas de excesso de altura na Avenida 23 de Maio

Mecanismo desenvolvido pela CET, inspirado em experiências internacionais, foi instalado ao longo deste fim de semana. Objetivo é evitar que veículos cheguem a se chocar com o viaduto

A Avenida 23 de Maio, sentido Santana, recebeu nesta semana nova sinalização e um novo dispositivo de alerta para condutores de ônibus e caminhões que estiverem com excesso de altura. O equipamento foi instalado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aproximadamente 200 m antes do Viaduto General Euclides Figueiredo, na Vila Mariana, para quem se dirige ao Centro. Além do novo identificador de altura, houve a implantação de nova sinalização vertical, reforçando as que já existem na via. O conjunto formado pelas placas de sinalização e o dispositivo dará aos condutores de veículos com excesso de altura três oportunidades para que evitem o choque com a estrutura do viaduto.

O dispositivo é formado por uma série de chapas de alumínio penduradas em colunas cônicas instaladas antes da obra de arte de engenharia civil. As chapas estarão suspensas à exata altura do viaduto. Caso caminhões ou ônibus com excesso de altura passem, o impacto das chapas metálicas com a carroceria chamará atenção do motorista, além de lhe dar a certeza de que é o seu veículo que está inadequado para o tráfego na via (e não qualquer outro que possa estar passando pelo local ao mesmo tempo). Além do equipamento em testes, foi instalada na estrutura do viaduto nova sinalização informando a altura máxima permitida, com placas e luminosos, reforçando a mensagem das placas que já existem. O dispositivo desenvolvido pela CET foi inspirado em experiências de sucesso realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

O endereço foi escolhido para receber a instalação porque, somente em 2021, foram registradas 42 ocorrências de veículos com excesso de altura. A CET registrou, até julho deste ano, em toda a cidade, 194 casos de veículos com excesso de altura, entalados ou na iminência de entalar na cidade de São Paulo. Ao longo de todo o ano de 2020, foram 364 ocorrências do tipo; em 2019, 239 casos; em 2018, 288 e em 2017 foram registradas 242 ocorrências dessa espécie. O levantamento contempla também ocorrências envolvendo veículos que enroscam em fiações e concessionárias de serviços públicos bem como em galhos de árvores e outros tipos de interferências aéreas.

Além da Av. 23 de Maio com Viaduto Gal. Euclides Figueiredo no sentido centro, os locais com maior incidência na cidade e que vão receber o dispositivo e reforço da sinalização são: Av. Alcântara Machado com Vd. Bresser, sentido bairro; Túnel Jânio Quadros, sentido bairro; Av. do Estado com Vd. da CPTM, sentido Norte; e Av. Pacaembu com Vd. General Olímpio da Silveira, nos dois sentidos.

Autuação

Há dois enquadramentos possíveis para autuação de veículos com excesso de altura. Um para quando o veículo transita com mais de 4,40 m de altura (limite máximo geral de acordo com Resolução do CONTRAN nº 210/06) e sem Autorização Especial de Trânsito (AET) válida. O outro é quando o veículo transita com altura superior à limitação imposta pela sinalização de regulamentação e advertência em decorrência de limitação física do gabarito vertical de túneis, pontes e viadutos. Em ambos os casos a multa é grave, somando 5 pontos na CNH e o valor é de R$ 195,23.

As obras de arte de engenharia civil da cidade (túneis, pontes e viadutos) possuem sinalização de regulamentação e advertência aos motoristas com os limites máximos de altura permitidos. A fiscalização ocorre permanentemente por meio das rondas das equipes de campo.

De: Secretaria Especial de Comunicação