Secretaria de Obras promove concurso em parceria com faculdades de engenharia

Serão abordados temas como a eficiência energética, geração de energia solar e destinação de resíduos sólidos gerados pela construção civil

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), junto com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), lança na quarta-feira (22) o concurso “Engenharia-ação na cidade de São Paulo”. Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a iniciativa busca aproximar faculdades de engenharia e alunos dos desafios enfrentados na infraestrutura da cidade. O lançamento oficial será on-line, às 17h, e pode ser acompanhado pelo link https://youtu.be/ToxqX36jWoM.

O concurso, que em sua primeira edição se chamará Prêmio Engenheiro Mário Covas, irá buscar novas soluções sustentáveis em três diferentes eixos. As equipes, formadas por alunos e professores tutores, irão trabalhar com questões sobre eficiência energética de equipamentos públicos, geração fotovoltaica (energia solar) em obras da SIURB e destinação de resíduos sólidos (entulho gerado pela construção civil).

Os projetos serão analisados por comissões julgadoras. Elas serão formadas por técnicos da SIURB, professores de faculdades associadas à ABENGE, fundações ligadas à engenharia e empresas atuantes no mercado. Os vencedores receberão uma menção honrosa pela qualidade dos trabalhos apresentados. Outras premiações serão anunciadas do decorrer do concurso.

A participação das faculdades e dos alunos é gratuita. As equipes poderão apresentar os projetos até 22 de novembro, e os resultados da primeira fase serão divulgados em 22 de janeiro de 2022. A entrega do material para a segunda fase do concurso está prevista para 22 de maio de 2022, e os finalistas serão anunciados em 5 de junho. Importante destacar que as equipes podem ser formadas por alunos de diferentes de cursos de engenharia ou tecnologia, mas sempre de uma mesma faculdade.

A parceria da SIURB com a ABENGE foi lançada em agosto deste ano, no evento “Engenharia – Ação na cidade de São Paulo: desafios e oportunidades”. Durante o encontro, foram apresentadas as iniciativas que aproximam a SIURB das faculdades de engenharia. O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, demonstrou para os alunos e professores algumas das inovações que a SIURB tem buscado nas obras e projetos desenvolvidos.

Para as intervenções de drenagem, são estudadas formas de tratar os resíduos gerados pelas obras, novas soluções para o controle das cheias na cidade e como reduzir os custos com a operação dos piscinões. Nas edificações públicas, a Secretaria busca incorporar sustentabilidade hídrica e elétrica, além de também minimizar os custos com a manutenção dos edifícios (garantindo sempre a segurança dos usuários). Para as pontes, viadutos e túneis da cidade, a pasta visa aprimorar os procedimentos de manutenção bem como adotar métodos construtivos e materiais mais modernos.

De: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras