Secretaria de Obras lança parceria com faculdades de engenharia

Ação busca aproximar alunos e professores dos desafios enfrentados na infraestrutura da cidade

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), junto com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), realizou nessa quinta-feira (19) a live “Engenharia – Ação na cidade de São Paulo: desafios e oportunidades”. O encontro contou com a participação do prefeito Ricardo Nunes, que destacou alguns pontos desafiadores do Programa de Metas, mas que tornam São Paulo uma cidade mais inclusiva e justa, como a construção de habitações de interesse social e a implantação de corredores de ônibus.

Durante o evento, foram apresentadas as parcerias que aproximam a SIURB das faculdades de engenharia. O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, demonstrou para os alunos e professores participantes algumas das inovações que a SIURB tem buscado nas obras e projetos desenvolvidos.

Para as intervenções de drenagem, são estudados formas de tratar os resíduos gerados pelas obras, novas soluções para o controle das cheias na cidade e como reduzir os custos com a operação dos piscinões. Nas edificações públicas, a Secretaria busca incorporar sustentabilidade hídrica e elétrica, além de também minimizar os custos com a manutenção dos edifícios (garantindo sempre a segurança dos usuários). Para as pontes, viadutos e túneis da cidade, a pasta visa aprimorar os procedimentos de manutenção bem como adotar métodos construtivos e materiais mais modernos.

Prêmio Engenheiro Mario Covas

Como forma de trazer as faculdades para próximo dos desafios de infraestrutura enfrentados pela cidade, e para que os alunos dos cursos de engenharia possam conhecer os obstáculos superados na execução de uma obra, foi lançado o Prêmio Engenheiro Mario Covas.

O concurso prevê que equipes de alunos, monitorados por professores coordenadores, poderão propor novas ideias e soluções para os pontos apresentados. Foram estabelecidas três categorias: eficiência energética dos edifícios públicos municipais, geração de energia fotovoltaica e o reaproveitamento de resíduos da construção civil. O edital do concurso será lançado no dia 22 de setembro. A premiação acontecerá em 2022, na próxima edição do seminário “Engenharia – Ação na cidade de São Paulo”.

 

De: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras