Viaduto Bresser passa por obras de recuperação estrutural

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), por meio da SPObras (responsável pelo gerenciamentos das pontes e viadutos da cidade), deu início às obras de recuperação estrutural do viaduto Bresser, na Zona Leste. A intervenção, que faz parte do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da Prefeitura de São Paulo, receberá um investimento de R$ 5,9 milhões provenientes do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). A previsão é que as obras sejam concluídas até março de 2022.

Durante esse período, serão realizados reparos nas estruturas de concreto (tanto dos pilares como do tabuleiro do viaduto) e 14 juntas de dilatação serão recuperadas, garantindo assim que não haja infiltração de água. Os antigos guarda-corpos serão recuperados e pintados, e um sistema de drenagem com buzinotes (tubos que permitem o escoamento da água) será instalado nas laterais do viaduto.

Também será realizada a recuperação do pavimento de concreto da via, as fissuras existentes serão corrigidas e uma nova camada de concreto será aplicada nas áreas necessárias. O viaduto Bresser irá receber ainda nova sinalização viária horizontal.

A estrutura é uma importante via da capital. Ela liga os bairros da Mooca e do Brás, passando sobre a Avenida Alcântara Machado e a Linha 3 Vermelha do Metrô.

Interdições – Para realização das obras de recuperação do viaduto Bresser, serão necessárias interdições em algumas vias a partir do dia 10 de agosto (os bloqueios não serão simultâneos). A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar e orientar o trânsito na região, efetuando intervenções operacionais no sistema viário que se fizerem necessárias, com o objetivo de garantir boas condições de fluidez e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Avenida Alcântara Machado – No sentido Bairro, na altura do Viaduto Bresser, será interditada parcialmente, sempre das 22h às 6h. No sentido centro, também na altura do viaduto, será interditada parcialmente das 21h às 5h;

Rua Visconde de Parnaíba – Na altura do viaduto, as duas faixas da rua serão interditadas de modo intercalado, sempre a partir das 10h;

Rua Bresser – Na altura do SENAI, as obras na Rua Bresser poderão ocorrer em dois horários. As interdições parciais estão programadas das 10h às 16h, ou das 22h às 5h;

Via entre o Viaduto Bresser e a Praça Giuseppe Cesari – A via será interditada parcialmente das 7h às 17h;

Via entre o Viaduto Bresser e a Praça Alfredo Di Cunto – As obras nessa via poderão ocorrer em dois horários. As interdições parciais estão programadas das 10h às 16h, ou das 22h às 5h;

Rua João Caetano – Na altura do viaduto, a rua será interditada parcialmente, sempre das 22h às 5h;

Viaduto Bresser - Uma faixa em cada sentido do Viaduto Bresser ficará interditada, sempre das 22h às 6h. As demais faixas estarão liberadas para o tráfego de veículos.

De: Assessoria de Comunicação - SIURB/SPObras

Notícias relacionadas:

Radial Leste terá interdições durante as madrugadas para obras no Viaduto Bresser