SPObras conclui recuperação estrutural do viaduto T5, na Marginal Pinheiros, na altura do Parque Villa-Lobos

 

A SPObras concluiu as obras complementares de recuperação estrutural do viaduto da Marginal Pinheiros, sentido Rodovia Castelo Branco, na altura do Parque Villa-Lobos. As intervenções foram iniciadas em junho de 2020 e finalizadas no último dia 1º. A Prefeitura investiu R$ 3,5 milhões nas obras, com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).

Para recuperação estrutural do viaduto, foi realizada limpeza com hidrojateamento (água em alta pressão) nas superfícies de concreto, injeção de resina epóxi em fissuras, tratamento das armaduras metálicas com produtos inibidores de corrosão, recuperação de áreas de concreto que estavam danificadas com aplicação de “argamassa polimérica” e aplicação de verniz antipichação. Esses serviços foram executados nos pilares, vigas, na parte inferior do viaduto e também nos guarda-corpos de concreto.

Os aparelhos de apoio (dispositivos entre o pilar e o tabuleiro) das extremidades norte e sul do viaduto foram substituídos. Nessa operação, foram utilizados quatro macacos hidráulicos para erguer a estrutura (cada equipamento tinha a capacidade para levantar até 280 toneladas). As juntas de dilatação (espaço entre as pistas que permite a movimentação da estrutura) das duas extremidades do viaduto também foram substituídas, garantindo assim conforto para os motoristas e melhorando a vedação, impedindo assim a infiltração de água.

Para concluir os serviços, o viaduto recebeu reforços de protensão. Nessa técnica, barras e cabos de aço tensionados, ancorados em blocos de concreto, auxiliam na sustentação da estrutura, distribuindo a carga aplicada sobre a via. Também foi executada nova pavimentação, sinalização de trânsito e instalação de canaletas para escoamento da água das chuvas.

Histórico

As obras complementares de recuperação do viaduto da Marginal Pinheiros, conhecido como T5, puderam ser licitadas e executadas após a conclusão dos serviços realizados em caráter emergencial na estrutura. As obras emergenciais se estenderam entre novembro de 2018 e março de 2019. As ações também foram gerenciadas pela SPObras.

Durante as ações emergenciais, realizadas após o incidente em novembro de 2018, quando parte do viaduto cedeu, foi necessário o macaqueamento da estrutura, a concretagem de uma viga, troca dos aparelhos de apoio de dois pilares, recuperação de duas juntas de dilatação e aplicação de fibra de carbono no tabuleiro para reforço estrutural.


Assessoria de Comunicação - SIURB/SPObras
02/07/2021

 

Notícias relacionadas:

Viaduto da Marginal Pinheiros entra em última fase de obras

SIURB e SPObras realizam nova etapa de obras no viaduto da Marginal Pinheiros