SPObras licita projeto do corredor Aricanduva

O BRT contará com 13,6 km de extensão, ciclovia e sistemas de operação inteligente

Está em fase final o processo licitatório para contratação de empresa que irá desenvolver o projeto executivo do Corredor Leste Aricanduva, no trecho que vai da Radial Leste até o Terminal São Mateus, na zona leste da cidade de São Paulo. Estima-se o prazo de quinze dias para a conclusão do certame.

O Corredor da Av. Aricanduva será uma peça fundamental para a rede de transporte público de São Paulo. Com 13,6 Km de extensão, seu trajeto terá início na intersecção da Avenida Radial Leste com a Avenida Aricanduva e segue acompanhando o traçado do Rio Aricanduva, e posteriormente da Avenida Ragueb Chohfi, a partir do seu ponto de confluência da Av. Aricanduva, seguindo até a altura de onde se situa o Terminal São Mateus da EMTU, na altura da Praça Felisberto Fernandes da Silva.

Com sistema BRT (Bus Rapid Transit, ou Ônibus de Trânsito Rápido), o corredor terá cobrança desembarcada; pista com pavimento rígido (concreto) no canteiro central, onde será a faixa destinada aos ônibus, inclusive na faixa adicional de ultrapassagem na aproximação das paradas; e pavimento flexível (asfalto) para as demais faixas. Tais características representam mais rapidez aos ônibus, com aumento da velocidade média dos ônibus, ganhos de tempos de viagem e redução de custos operacionais. Isto se reflete diretamente na qualidade da vida do usuário e maior conforto à espera da condução.

Benefícios do pavimento rígido (concreto):

• Durabilidade: o asfalto possui durabilidade de cerca de cinco anos; o pavimento de concreto tem a sua calculada em torno de 20 anos.

• Quanto menos manutenção, melhor. O asfalto é flexível, inadequado para suportar grandes cargas, especialmente com a chegada dos ônibus biarticulados e triarticulados, que transportam muitos passageiros nas horas de pico do sistema. Por ser flexível, com o peso excessivo sofre com o surgimento de buracos, que acarretam manutenções e prejudicam o trânsito.

• Segurança: o pavimento de concreto possui alta rugosidade, que significa maior aderência, portanto menos acidentes. Esse benefício é maior em épocas chuvosas. A segurança, para a população é facilmente perceptível. São menores os índices de acidentes com esses veículos, uma vez que eles se utilizam de vias exclusivas, com pouca interferência no trânsito de carros e motos.

• Menos frenagem. A confiabilidade na aderência e resposta aos freios produz menor uso deste recurso, o que também significa menor manutenção dos coletivos.

• O uso do diesel, nos ônibus que trafegam pelo asfalto pode causar problemas devido a sua natureza química. Espalhado na pista ele se infiltra na manta asfáltica e, com o tempo, provoca rachaduras, causando os buracos que começam com as pequenas fendas.

• Economia para o poder público. Por todos esses benefícios, o alto custo do pavimento de concreto torna-se mais econômico ao longo do tempo.

• Não se deforma. Construído com profundidade para receber duas camadas compactas de rachão (tipo de pedra), mais camada alta de ferro e concreto e posterior tratamento para dar a sua aderência característica, o pavimento rígido não sofre deformações.

Paradas de ônibus

Está prevista a construção de novas paradas, que serão elevadas ao mesmo nível da entrada dos ônibus (altura de 28 cm) e fechadas para viabilizar a cobrança desembarcada. Ou seja, o passageiro paga a passagem ao entrar na estação e, quando o ônibus chega, o sistema de automação de portas libera o acesso do passageiro ao coletivo de forma ágil e segura. Desta forma, cada parada funciona como uma estação e conta com sistema de inteligência e vigilância. Além disso, a localização planejada das novas paradas de ônibus proporcionam uma regulagem mais otimizada dos tempos semafóricos. Todos esses aspectos vão contribuir para o melhor desempenho e produtividade da frota.

Paisagismo e Ciclovia

Em ambos os lados do Rio Aricanduva, entre as pistas sentido bairro e sentido centro da Av. Aricanduva, o projeto prevê a construção de ciclovia e passeio, que será totalmente revitalizado atendendo as normas de acessibilidade vigentes. Tudo isso fará do espaço uma área mais convidativa.


Operação Inteligente

O corredor também contará com sinalização semafórica inteligente, com a implantação da fibra ótica ao longo do corredor, que permitirá maior fluidez aos ônibus em seu horário de pico. Os semáforos inteligentes são capazes de monitorar o volume e o fluxo de tráfego para, então, definir o tempo de duração dos sinais verde e vermelho. A captação das informações sobre o comportamento do trânsito ajudará a definir os intervalos que os semáforos vão operar, contribuindo para a agilidade dos trajetos.

O projeto prevê, ainda, o aperfeiçoamento da operação do corredor, mediante a implantação de Rede de Transmissão de Dados – RTD: será implantada toda a rede de dutos secos ao longo do corredor e travessias para a passagem dos cabos de iluminação pública, semafórica e fibra ótica para transmissão dos dados operacionais do corredor com o COP (Centro de Controle Operacional do Corredor)

A fase de obras do empreendimento será financiada parcialmente pelo Banco Mundial.

Assessoria de Comunicação – SPObras
28/05/2021