PREFEITURA DE SÃO PAULO

Entenda a concessão dos relógios digitais de rua da cidade de São Paulo

Por meio do contrato de concessão, São Paulo ganhou 1.000 novos relógios digitais de rua

06/05/2021 16h57

Desde maio de 2013, data em que começaram as instalações dos novos relógios digitais de rua, São Paulo ganhou uma cara nova. Hoje, a cidade conta com mil relógios instalados, em todas as regiões, que mostram a hora, a temperatura e a qualidade do ar. Os relógios também fornecem informações de utilidade pública em tempo real, sempre que a Administração Municipal assim determinar, representando um importante canal de comunicação com a população.

Por meio de um contrato de concessão onerosa de 25 anos de duração entre a Prefeitura e a empresa JCDecaux, a concessionária assumiu a responsabilidade pela confecção, substituição e manutenção de 1.000 relógios digitais de rua, sem qualquer ônus para a Prefeitura. A empresa ainda para a Prefeitura R$ 71 milhões, correspondentes ao valor da outorga, que é a remuneração paga ao poder público para se obter autorização para prestar o serviço. Em contrapartida, a concessionária ganha o direito de explorar a publicidade nos relógios. À SPObras cabe fiscalizar e fazer cumprir o contrato.

Os equipamentos têm design assinado por dois importantes arquitetos brasileiros - Ruy Ohtake e Carlos Bratke - e foram desenvolvidos exclusivamente para São Paulo, levando funcionalidade e beleza para a cidade.


Relógios digitais de rua passam informações em tempo real

Os novos equipamentos vêm com recursos para atender algumas necessidades da população. Além de informarem a hora, o clima e a temperatura, os relógios digitais de rua também prestam serviço informando às pessoas sobre áreas de alagamento, campanhas de vacinação, locais com desvios de tráfego etc. Os recursos são sofisticados. A Prefeitura pode passar informações apenas a um bairro ou região onde esteja ocorrendo um fato relevante.

O fato de as informações serem lançadas nos aparelhos em tempo real, dá à Prefeitura condição de participar do cotidiano da cidade de forma mais efetiva.

Os novos relógios digitais de São Paulo têm oferecido serviços à população ao mesmo tempo em que dão um ar elegante à metrópole.

Assessoria de Comunicação - SPObras
06/05/2021