Prefeitura entrega quinta miniusina produtora de oxigênio

Equipamento municipal foi instalado no Hospital Dia Flávio Gianotti, no bairro do Ipiranga, Zona Sul da capital

Uma nova miniusina de oxigênio foi entregue nesta terça-feira (27/04) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para aumentar a produção do insumo e abastecer leitos hospitalares. A unidade geradora foi implantada no Hospital Dia Flávio Gianotti, no Ipiranga, zona sul da capital.

Esta é a quinta usina entregue nas últimas três semanas. Até o dia 30 de abril, outras quatro serão instaladas nos seguintes Hospitais Dia: uma no Tito Lopes (Zona Leste), e três na Zona Sul: no Campo Limpo, no M’Boi Mirim I, e em Cidade Ademar. Ao todo, a cidade de São Paulo contará com 19 miniusinas produtoras de oxigênio.

Desde o começo do mês de abril, dois desses equipamentos foram entregues à rede municipal de saúde, um no Hospital Dia M’Boi Mirim II, e outro no Hospital Central Sorocabana. Outras duas usinas já estão em funcionamento: uma no Hospital Municipal Capela do Socorro, e outra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jabaquara, que foi inaugurada no dia 20 de abril já com o equipamento gerador de oxigênio.

Quando uma miniusina é entregue, ela passa por um processo de instalação e início de produção que dura, em média, três dias.

Assim, os equipamentos do Hospital M’Boi Mirim II e do Hospital Sorocabana, entregues respectivamente, na última quinta-feira (22) e no último sábado (24), devem entrar em funcionamento até esta quarta-feira (28).

Usina do Hospital Dia Flávio Gianotti

A miniusina entregue no Hospital Dia Flávio Gianotti é capaz de produzir 20 metros cúbicos por hora de oxigênio, sendo 480 metros cúbicos por dia. Com essa produção, consegue manter 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), produzindo 15 litros de oxigênio por minuto por paciente. Ela capta o oxigênio do ambiente natural, fazendo um processo de filtragem - que realiza a purificação – separando os gases ruins e deixando somente o oxigênio puro (pureza em 93%).

A cidade de São Paulo receberá, ao todo, 19 equipamentos que, somados, terão capacidade para produzir 9 mil metros cúbicos de gás por dia, o equivalente a 900 cilindros. Essa quantidade será suficiente para abastecer 596 leitos de enfermaria e 211 de terapia intensiva.

Outras unidades da rede hospitalar que vão receber uma miniusina geradora de oxigênio são: UPA Vila Mariana; Assistência Médica Ambulatorial (AMA) José Pires; os Hospitais Dia Mooca, Butantã, Vila Guilherme, Brasilândia, Sapopemba e Lapa, região que será contemplada com uma segunda unidade no Pronto Socorro do bairro. As entregas serão feitas gradualmente.

Secretaria Especial de Comunicação