SIURB estabelece novas diretrizes para inspeção de túneis

Secretaria de Obras e a SPObras trabalham na preservação e manutenção das estruturas viárias da cidade

A cidade de São Paulo conta com aproximadamente 7,4 veículos para cada 10 habitantes (segundo levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET). Com esses números, os túneis são estruturas viárias essenciais para o tráfego da nossa cidade, auxiliando na redução de congestionamentos, diminuição do tempo dos trajetos além de representar ganhos ambientas e sociais. Com isso em vista, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a SPObras estabeleceram as diretrizes técnicas que serão utilizadas a partir de agora nas inspeções dos túneis da cidade.

A normatização foi criada entre janeiro e abril desse ano. A elaboração do documento foi possível por meio da colaboração entre a SIURB, a SPObras e uma equipe de engenheiros atuantes no mercado, com vasta experiência em vistorias e intervenções em Obras de Arte Especiais – OAE (pontes, viadutos, passarelas e túneis). Anteriormente, os túneis da capital paulista passavam por inspeções visuais rotineiras, baseadas na Norma Técnica 9452, que orienta as inspeções de OAEs.

As inspeções dos túneis fazem parte do Programa de Recuperação de Obras de Artes Especiais, criado na SIURB em 2018. O gerenciamento do programa está sob a responsabilidade da SPObras. As novas diretrizes e rotinas de inspeções estabelecidas visam uniformizar os métodos e procedimentos de trabalho, diminuindo assim a interpretação subjetiva dos dados obtidos e garantindo a funcionalidade e segurança das estruturas.

A programação dos trabalhos será defina pela área técnica da SPObras. Caberá ao grupo estabelecer o cronograma das inspeções dos túneis, que posteriormente irão subsidiar as manutenções e intervenções nas estruturas, caso se mostrem necessárias.

As inspeções irão analisar as condições dos revestimentos dos túneis, emboque e desemboque (entrada e saída), pavimento, passeio (calçada), existência de infiltrações, instalações elétricas, sistemas de drenagem e de ventilação, barreiras de proteção, limpeza e sinalização. As inspeções foram divididas em quatro tipos: cadastral, rotineira, especial e extraordinária.

Inspeção Cadastral – Será realizada em túneis novos ou recém construídos, que ainda não constam no cadastro da SIURB. Essa inspeção será feitam também em estruturas que passaram por algum tipo de manutenção ou alterações significativas como prolongamento, reforço ou duplicação.

Inspeção Rotineira – É um processo basicamente visual, que pode ou não contar com o auxílio de equipamentos. A inspeção rotineira deve ser realizada anualmente, para acompanhamento de anomalias identificadas em inspeções anteriores e verificação da necessidade de manutenções.

Inspeção Especial - Consiste em um processo de levantamento detalhado da condição estrutural do túnel, realizado a cada cinco anos, com utilização de equipamentos específicos e ensaios (testes) com materiais extraídos da estrutura. Será realizado um mapeamento gráfico e quantitativo das anomalias detectadas nos túneis. Essa inspeção requer também o estudo de documentos cadastrais da estrutura e de inspeções realizadas anteriormente.

Inspeção Extraordinária – Será realizada sempre que algum incidente apontar a necessidade de uma nova avaliação estrutural, como: impacto de veículo, incêndio ou eventos naturais como grandes inundações.

Após as inspeções, os túneis passarão a ser classificados com notas entre 0 e 5, sendo que 5 representa que a estrutura está em excelentes condições, e 0 indica a necessidade de ações emergenciais.

Para a classificação, será levado em conta os parâmetros estruturais (relacionados à segurança e estabilidade estrutural do túnel); parâmetros funcionais (requisitos de geometria que atendam o tráfego local como visibilidade, altura e largura); e parâmetros de durabilidade (vida útil e resistência da estrutura, com atenção especial para a corrosão de armaduras metálicas, fissuras nos revestimentos e erosões no entorno do túnel).

Assessoria de Comunicação - SIURB
22/04/2021