Paradas de ônibus em importantes corredores passam por reforma e modernização

Ao todo, serão requalificadas 43 estações do modelo Barbosa & Corbucci, das quais 28 já foram concluídas. As reformas visam oferecer uma espera mais confortável e segura ao usuário do transporte coletivo

A SPObras está gerenciando a reforma (retrofit) das paradas de ônibus do modelo Barbosa & Corbucci, presentes nos principais corredores da cidade de São Paulo. No total, serão 43 paradas revitalizadas, das quais 28 já tiveram obras concluídas. Atualmente estão em andamento obras em paradas situadas nas Avenidas Nove de Julho, Vereador José Diniz, Ibirapuera, Rebouças e Rua da Consolação. As obras tiveram início em outubro de 2019 e têm previsão de finalização total em julho deste ano.

As paradas de ônibus denominadas Barbosa & Corbucci, nome do escritório de arquitetura que as projetou, destacam-se pelo porte e beleza da estrutura. O retrofit consiste na recuperação estrutural e funcional dos equipamentos, sem, no entanto, descaracterizar sua concepção original, que foi vencedora de concurso no início da década de 2000.

Para tanto, estão sendo usadas as melhores tecnologias atuais para recuperação das estruturas metálicas, mediante a retirada total das pinturas anteriores por lixamento e removedores químicos e substituição de partes que apresentam corrosão e amassados irrecuperáveis. Em etapa posterior, há aplicação de pinturas de base (primer), deixando o equipamento pronto para receber a pintura final.

A modernização também abrange a substituição de toda a parte elétrica, incluindo tubulações, cabos, aterramento e a colocação de luminárias em LED. Além disso, estão previstas a limpeza e recuperação da lã de rocha e reenvelopamento da parada, proporcionando conforto térmico aos usuários; a revisão dos elementos de drenagem das coberturas, com substituição de das tubulações flexíveis coletoras; a substituição do fechamento lateral superior, hoje em acrílico, por vidros duplos temperados; a recuperação dos painéis de mensagens variáveis de informação; e a substituição do piso na área da parada de ônibus por um piso novo de ladrilho hidráulico, incluindo sinalização podotátil e direcional.

Fotos da parada Getúlio Vargas na avenida Nove de Julho, alt. nº 2000 (Centro – Bairro)

 

Estão sendo reformadas estações nas seguintes vias:

• Viaduto Brigadeiro Luis Antônio
• Avenida Nove de Julho
• Avenida São Gabriel
• Avenida Professor Francisco Morato
• Avenida Eusébio Matoso
• Avenida Rebouças
• Avenida Senador Teotônio Vilela
• Avenida Vereador José Diniz
• Avenida Ibirapuera
• Rua da Consolação
• Estrada do M’boi Mirim

As modernizações estão sendo realizadas pela empresa Ótima, que detém a concessão das paradas de ônibus na cidade, sem ônus algum para a Prefeitura de São Paulo. Em contrapartida, a concessionária poderá explorar a publicidade nos equipamentos.

 

Assessoria de Comunicação - SPObras