Prefeitura promove projeções de luzes em prol da população feminina de São Paulo

Edifício Matarazzo e Vale do Anhangabaú foram os cenários das homenagens. Na segunda-feira (8) o prefeito Bruno Covas anunciou medidas de proteção às mulheres

A Prefeitura realizou, no fim da tarde de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vários eventos em comemoração à data. Além da exibição de imagens de personalidades femininas de destaque, como a cantora Elza Soares e a jogadora Marta, no Edifício Anchieta, na Avenida Paulista, foram realizadas projeções de luzes no tom lilás no Edifício Matarazzo, sede da administração municipal, e nas fontes do Vale do Anhambagaú. A ação foi uma iniciativa das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Cultura e da SPTuris.

Trata-se do segundo evento promovido pela Prefeitura no local, após a reforma concluída em 30 de outubro pelo consórcio Viaduto do Chá, responsável pelos serviços. O primeiro, em fevereiro, foi a abertura ao público da pista de skate, idealizada em conjunto por SPUrbanismo, SPObras e pelos próprios skatistas. A raia fica próxima ao Viaduto Santa Ifigênia e do metrô São Bento (saída sentido Anhangabaú) e conta com 981,3 m² de área em formato de arquibancada.

Auxílio aluguel

Além das comemorações , a Prefeitura lançou um pacote de ações para reforçar o empenho da cidade no combate ao machismo estrutural e a violência contra a mulher. A primeira delas foi a assinatura do decreto municipal que regulamenta o Auxílio Aluguel voltado a vítimas de violência. O benefício é estipulado em 400 reais mensais e pode durar por até 12 meses. Atenderá mulheres em situação de risco comprovada por medida judicial protetiva e em condições de extrema vulnerabilidade social.

Para acolher as vítimas de violência doméstica ou abuso foram inaugurados os Postos de Apoio à Mulher no Terminal Sacomã (Expresso Tiradentes) da SPTrans e na Estação Luz do Metrô (Linha 1 - Azul).

A campanha "Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo", da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, terá mais de cem coletivos adesivados com a frase "Aqui o abuso não ficará Impune" e orientações de combate ao abuso no Jornal do Ônibus, dentro dos veículos. Ações de sensibilização e capacitação dos operadores do transporte público municipal e divulgação conjunta nas redes sociais das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), SMT e da própria Prefeitura, também serão ativadas.

Observatório da Violência

A campanha e a abertura dos postos são uma resposta da Prefeitura ao número de casos de abuso contra mulheres registrado nos últimos anos em São Paulo. Foram registrados 1.160 Boletins de Ocorrência por importunação contra a população feminina no transporte público entre 1º de julho de 2018 e 31 de julho de 2019. Este recorte de dados consta do relatório do Observatório da Violência Contra a Mulher, iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. (SMDHC) criada para aprimorar as políticas públicas de proteção à mulher na capital paulista.

A ferramenta on-line é capaz de identificar e mapear, por meio de pesquisas metodológicas e de uma base de dados confiável, as diferentes ocorrências de crimes de violência contra o público feminino. Garante a sistematização de dados oriundos de órgãos de Segurança Pública e Saúde, que podem servir como ponto de partida para a elaboração de políticas de prevenção e enfrentamento no âmbito das capacidades institucionais e governamentais de atuação da administração municipal.

Para complementar as ações, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania lançou um vídeo documental com depoimentos de mulheres sobre as diferentes dificuldades que enfrentam na sociedade, além da violência e da desigualdade no mercado de trabalho e traz exemplos de superação. O documentário pode ser assistido nas redes sociais da SMDHC.

Parceria com o metrô

Ainda em 8 de março foi aberto o Posto Avançado de Apoio à Mulher do Metrô de São Paulo (estação Luz - Linha 1 Azul). O serviço se une ao Posto Avançado de Apoio à Mulher, inaugurado no ano passado na estação Santa Cecília (Linha 3 Vermelha). Realizada por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Metrô, a ação se integra à rede de proteção à mulher da cidade de São Paulo.

 

Secretaria Especial de Comunicação