SPObras dá início a obras de recuperação em três viadutos da cidade

A SPObras emitiu nesta segunda-feira (27) a ordem de serviço que autorizou o início das obras de recuperação dos viadutos República da Armênia, na zona sul, e Jacu Pêssego, na zona leste da cidade. Nos locais estão sendo feitas as substituições das juntas de dilatação, que são dispositivos necessários para movimentação dos viadutos e essenciais para garantir sua integridade. Trata-se de importantes obras que visam a manutenção e durabilidade das estruturas.

Considerando as intervenções no viaduto da Marginal Pinheiros (T05), iniciadas em junho, ao todo são três as obras de recuperação de viadutos em andamento na cidade, todas com previsão de término ainda este ano

Balanço

Em função da necessidade de manutenção das pontes e viadutos da cidade, em novembro 2018 o prefeito Bruno Covas determinou vistoria técnica em todas as pontes e viadutos sob responsabilidade da Prefeitura de São Paulo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) contratou a SPObras para gerenciar as inspeções e as obras nas estruturas.

Já foram realizadas inspeções visuais em 126 locais e estão em andamento sete processos licitatórios para contratação de inspeções especiais em 186 unidades estruturais (107 locais).

Durante o primeiro semestre de 2020, a SPObras finalizou cinco obras de recuperação: Ponte Cidade Jardim, Pontilhão Córrego Três Pontes, Viaduto Alcântara Machado; Acesso sob a Praça Roosevelt; e Passarela do Viaduto Pacaembu.

Foram iniciados os processos licitatórios para substituição das juntas de dilatação nos seguintes locais: Viaduto Ladeira do Xisto, Ponte do Piqueri, Viaduto Deputado Luís Eduardo de Magalhães e Ponte João Dias.

Também foram finalizados os projetos e demais documentos técnicos para substituição das juntas de dilatação dos seguintes locais, que aguardam finalização da instrução do processo licitatório: Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães, Ponte Domingos F. Neto, Viaduto Gazeta do Ipiranga, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Complexo Viário Aurélio Batista Félix, Viaduto Pires do Rio e Túnel Jânio Quadros – Av. dos Tajurás.