Obras de ampliação do Terminal Itaquera seguem o cronograma previsto

SPObras pretende entregar parte da obra antes da Copa do Mundo

SPObras tem cumprido o cronograma da ampliação do Terminal Urbano Itaquera, mais uma importante obra para melhorar do transporte público da região. Até o final de maio, parte expressiva da reforma do terminal será concluída. Para tanto, nesse momento SPObras trabalha na reforma e adequação de uma das plataformas existentes (plataforma 3), na construção de duas novas plataformas (plataformas 4 e 5) e ainda na reconfiguração geométrica do sistema viário do entorno.

O terminal terá ainda um prédio administrativo, chamado de Centro de Operação do Terminal, com 480 m². Esse novo centro de operações vai receber os funcionários que trabalharão na operação do Terminal. Além de proporcionar mais fluidez aos deslocamentos viários, essas obras contribuem fortemente para o embelezamento e valorização daquela área que tem sido o foco de importantes melhorias urbanas para receber o evento da Copa do Mundo.

Nesta última quinta-feira (20), a SPObras acompanhou o içamento (veja a foto) para colocação da primeira viga metálica da área de cobertura sobre a plataforma 3. De acordo com o engenheiro Maurício Prado, o projeto da cobertura atende as necessidades de ventilação, luminosidade e acústica. Com estética arrojada, a cobertura trará conforto e proteção aos passageiros que aguardarão os coletivos. Como o prazo é curto, o consórcio responsável pela execução da obra reforçou a equipe de trabalho para entregá-la nos prazos estipulados pela administração municipal. Para isso, cerca de 200 operários estão dedicados ao trabalho, distribuídos em dois turnos. Localizado próximo à Estação Corinthians/Itaquera do Metrô, o Terminal Urbano Itaquera vai atender 150 mil pessoas por dia.

A obra e suas conexões

O Terminal Viário Urbano Itaquera, após ampliação, apoiará os corredores Leste Radial 1, 2 e 3, corredor Itaquera e futuros corredores Perimetral Leste Itaim/ São Mateus e Jacu-Pêssego. Atenderá à demanda do Polo Institucional Itaquera, e às transferências para as linhas de alta capacidade do Metrô, Linha 3 Vermelha (Corinthians - Itaquera) e CPTM - Linha 11 Coral.

A capacidade do terminal antigo, ainda em operação, encontra-se no seu limite. Para resolver o problema, e receber novas linhas de ônibus, que já estão sendo estudadas pela área de planejamento da SPTRANS, foi necessária a construção e reforma do terminal, o que resultará em um equipamento público moderno e adequado para as novas demandas da população.

Para facilitar a circulação dos ônibus e o acesso ao local, a SPObras está remodelando parte do sistema viário no entorno do terminal, como a via localizada entre o terminal existente e o Shopping Itaquera. Com recursos do PAC – Mobilidade Urbana, o valor da obra é de R$ 418 milhões e a previsão de entrega é outubro de 2016. As intervenções foram iniciadas em dezembro de 2013.

Abaixo, içamento da viga metálica da cobertura da Plataforma 3, no Terminal Itaquera.

Confira outras matérias sobre o tema: 

Obras de ampliação do Terminal Itaquera estão a todo vapor

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 25/03/2013