Obras de ampliação do Terminal Itaquera estão a todo vapor

Dos 18.500m² que serão ampliados, a meta é concluir 8.000m² até o final de maio

Para que as obras de ampliação do terminal Itaquera sejam entregues no prazo previsto, mais de duzentos homens se revezam nos trabalhos dia e noite. A primeira etapa prevê a entrega, até o final do mês de maio, de um novo edifício administrativo, readequação de parte do sistema viário do entorno e parte da área que será ampliada.

Conjugado a Estação Corinthians/Itaquera da Linha 3 Vermelha do Metrô e Linha 11 Coral da CPTM, as obras visam trazer maior comodidade, segurança e conforto para cerca de 150 mil pessoas que passam diariamente pelo local.

Dos 18.500m² que serão ampliados, a meta é concluir 8.000m² até o final de maio. Nessa primeira etapa, estão previstas a construção de duas novas plataformas de 240 metros cada uma e a readequação e modernização de outras duas plataformas existentes, a construção de um novo prédio administrativo com 480m², nova cobertura da área em ampliação (sustentada por 37 novos pilares), além de obras de acesso no entorno.

Para facilitar o acesso ao local e a circulação dos ônibus, a SPObras está remodelando parte do sistema viário no entorno do Terminal, através da duplicação da via de acesso lateral localizada junto ao Shopping Itaquera.

A obra:

O Terminal Viário Urbano Itaquera será o terminal de apoio aos Corredores Radial Leste 1, 2 e 3, Corredor Itaquera e futuros Corredores Perimetral Leste Itaim/ São Mateus e Jacu-Pêssego. Atenderá a demanda do Polo Institucional Itaquera e às transferências para as linhas de alta capacidade do Metrô, Linha 3 Vermelha (Corinthians - Itaquera) e CPTM - linha 11 Coral. A capacidade atual do terminal existente encontra-se no seu limite e, para receber as novas linhas de ônibus previstas no planejamento operacional da SPTRANS, faz-se necessário a sua ampliação.
As obras da Prefeitura de São Paulo estão sendo executadas sob fiscalização e gerenciamento da SPObras, com recursos do PAC – Mobilidade Urbana. A previsão de entrega total das obras é outubro de 2016. As intervenções foram iniciadas em dezembro de 2013.

 

Reforma do Terminal Itaquera

 

 Reforma do Terminal Itaquera

 Reforma do Terminal Itaquera

 Reforma do Terminal Itaquera

 Reforma do Terminal Itaquera

Obras do futuro prédio administrativo do Terminal Itaquera

 

Obras do futuro prédio administrativo do Terminal Itaquera

 

Obras na lateral do Terminal, ao lado do shopping

 

Terminal contará com mais duas plataformas até maio obras em ritmo acelerado, dia e noite

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 14/03/2013