Começa a montagem da nova ponte na Estrada do M'Boi Mirim

Obra vai aliviar os congestionamentos na região, já saturada

A semana começa com grande expectativa para os moradores da região de M’boi Mirim. A SPObras iniciou nesta segunda-feira,10/03,  a montagem das sete vigas que formam a estrutura de uma das novas pontes que estão sendo construídas sobre o Rio Embu Mirim. Cada viga tem sessenta metros de comprimento e pesa 28 toneladas.

Para realizar o trabalho, uma grande operação foi montada no local. Um guindaste de quinhentas toneladas está sendo utilizado pelos trinta funcionários envolvidos na operação.

A ponte faz parte das obras de duplicação da Estrada do M'Boi Mirim, uma das obras mais aguardadas pela comunidade, que sofre com grandes congestionamentos na região.

Conforme explica o engenheiro Omar Ayub, da SPObras, responsável pelas obras de Mobilidade Urbana que estão sendo feitas no local, após a montagem da superestrutura, prevista para ser concluída até o final dessa semana, serão iniciadas as obras da laje e o pavimento da via. Em seguida serão feitas as obras de desvio do tráfego, para que o trânsito passe a circular pela nova ponte e para que sejam iniciadas as obras da ponte irmã. A antiga ponte, em funcionamento, será demolida.

Após a conclusão das duas pontes, a via contará com um corredor exclusivo para ônibus, o que trará mais rapidez ao transporte público e consequentemente melhor qualidade de serviços. Também será feita uma ciclovia no local. Vale salientar que as duas pontes não mais atrapalharão o fluxo do rio Embu Mirim, como ocorre atualmente com ponte antiga.

Congestionamentos com os dias contados

A Estrada do M'Boi Mirim é hoje uma das principais vias de deslocamento do eixo Sul – Centro, porém, seu sistema encontra-se saturado, com congestionamentos constantes, principalmente nos horários de maior fluxo de veículos. Por isso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, está realizando no local obras de alargamento da via, que passará a operar em pista dupla com canteiro central e duas faixas adicionais de tráfego geral por sentido, além de uma ciclovia e de um corredor de ônibus. O desgaste daquela população com o deslocamento está com os dias contados.

Montagem da nova ponte na Estrada do M'Boi Mirim

Clique aqui e assista ao vídeo sobre a montagem da ponte.

Clique aqui e veja mais fotos da montagem da ponte. 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 11/03/2014