SPObras realiza obras de mobilidade urbana na Estrada da Baronesa

As obras fazem parte das intervenções de Mobilidade Urbana que estão previstas para a região sul de São Paulo

Desde outubro, a SPOBRAS vem executando obras na Estrada da Baronesa, extremo sul da capital paulista. São obras de infraestrutura de drenagem, guias, sarjetas, calçadas e pavimentação asfáltica. São 1.300 metros da via que estão recebendo as intervenções na parte que vai até a Rua Jorge Treiger, nesse momento, uma vez que outros trechos da via ainda não estão em obras, pois se aguarda licenciamento ambiental para manejo arbóreo.

Omar Ayub, engenheiro de SPOBRAS responsável pelas obras de Mobilidade Urbana que estão sendo implementadas na região, explica que este trecho da Estrada da Baronesa é uma importante ligação para a Estrada do M’Boi Mirim.

“As obras na Estrada da Baronesa fazem parte das intervenções de Mobilidade Urbana que estão previstas para a região sul de São Paulo. Começamos com as obras de infraestrutura e vamos implantar corredores de ônibus para melhorar e desafogar o trânsito na região. Mas estamos recuperando vários outros locais próximos”, relata ele.

No local, além da UBS do Parque do Lago, que atende a comunidade no número 1.000 da Estrada da Baronesa, existe também a Escola Estadual Professor Orlando Mendes de Moraes. Como o acesso à escola encontrava-se degradado, a SPOBRAS está executando obras de melhorias no local com previsão de término até o final do mês de novembro.

Mas a principal obra no local é o corredor de ônibus que será construído na Estrada M’Boi Mirim desde o cruzamento com a Av. dos Funcionários Públicos até o Terminal Jd. Ângela, já existente.

Será implantado um sistema estrutural em toda essa sua extensão, com embarque e desembarque pelo canteiro central e tecnologia veicular com porta à esquerda e de maior capacidade.

Atualmente, a região é um dos gargalos do trânsito. Os veículos que trafegam pela avenida conseguem desenvolver uma velocidade máxima de 13 km/hora. Com a construção do corredor de ônibus e as obras complementares, essa velocidade irá aumentar, desafogando assim o trânsito na região e atendendo, principalmente, a população que depende de transporte coletivo.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 11/11/2013