Contagem regressiva para entrega da nova Praça de Pinheiros

Além do novo piso, o local está recebendo parte dos trilhos dos bondes descobertos durante as obras no Largo da Batata

As obras da futura Praça de Pinheiros já estão em fase conclusiva. A terceira etapa, que reúne as áreas localizadas entre a Avenida Faria Lima e as ruas Martim Carrasco, Nova Fernão Dias e Teodoro Sampaio, já começa a receber os últimos reparos.

O projeto da nova praça valoriza o piso e dá atenção especial ao pedestre. Plano e bonito, distribuído entre pedras de granito, quartzito e arenito, já foi quase totalmente assentado, faltando apenas alguns requadros e detalhes finais. Além do novo piso, o local está recebendo parte dos trilhos dos antigos bondes, descobertos na Rua Teodoro Sampaio, que ficarão expostos para visitação em um espaço onde a população poderá conhecer um pouco da história de Pinheiros e do Largo da Batata.

É que durante as obras de revitalização do bairro, a Praça de Pinheiros e outras áreas passaram por estudos de arqueologia, onde foram resgatados diversos materiais do subsolo como garrafas, utensílios de uso doméstico, potes, louças, além dos trilhos dos bondes que circulavam naquela região. A área é mapeada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, como sítio arqueológico. “Será um espaço de resgate da memória do bairro”, afirma Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento de Projetos da SPObras.

A futura Praça de Pinheiros ganhará também diversas espécies de árvores. Um projeto paisagístico, desenvolvido pelo arquiteto Tito Livio, prevê para o local o plantio das seguintes espécies: Pau-Ferro, Chuva de Ouro, Pata de Vaca, Pinheiro do Paraná (Araucária), Resedá Rubra, Ipê Roxo, Ipê Branco, Jacarandá Mimoso, Tamareira, Sibipirura, Beatriz, Macaúba, Juçara, Pitangueira e Manacá da Serra. De acordo com o engenheiro responsável pelas obras da Operação Urbana Faria Lima, Maurício Prado, da SPObras, as espécies só serão plantadas após a conclusão das obras civis. “Assim não correremos riscos de prejudicar o projeto paisagístico com o impacto das obras restantes no local. Ainda trabalhamos com o manuseio de materiais tais como cimento e areia, materiais de obras civis que podem trazer prejuízos às espécies arbóreas, geralmente sensíveis a esses produtos. Por isso reservamos para o último momento o plantio das várias espécies”, afirma Prado.

A iluminação pública também é um dos itens que vem merecendo destaque na obra da futura Praça de Pinheiros. Para garantir a segurança e valorizar o projeto paisagístico, a praça recebeu 63 novos postes de iluminação de design moderno, com cinco metros de altura, sendo quatro deles com duas pétalas, totalizando dessa forma 67 luminárias de 150 watts. Além dos postes, foram instaladas quatro luminárias de piso também de 150 watts.

Praça de Pinheiros: moderna iluminação trará mais segurança ao espaço

 

Funcionários trabalham na colocação dos trilhos dos bondes que serão expostos para a comunidade: espaço trará informações sobre a história do Largo do Batata

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS - 03/10/2013