Praça de Pinheiros começa a receber piso

Pedras de granito, quartzito e arenito comporão o novo piso da praça

As obras da futura Praça de Pinheiros continuam em ritmo acelerado. No momento o local vem recebendo revestimento no piso: pedras de granito, quartzito e arenito que irão contracenar com o paisagismo previsto para o local na fase final de implantação do projeto.

O espaço, que é mapeado como sítio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, passou por estudos de arqueologia depois que foram encontrados (e resgatados) diversos materiais do subsolo como garrafas, utensílios de uso doméstico como potes e louças, teve as obras paralisadas por um bom período.

A previsão é que parte desses materiais, bem como uma amostra do trilho do bonde encontrado na Rua Teodoro Sampaio, seja colocado em exposição na praça para apreciação dos munícipes. “É uma forma de resgatarmos e mantermos viva a história do Largo da Batata”, afirma Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento de Projetos da SPObras.

Para garantir a segurança dos moradores, comerciantes e também dos pedestres que circulam pelo local, SPObras instalou tapumes reforçados em toda a extensão da praça nos locais onde a obra está sendo executada. Um trecho da praça, o que fica em frente à igreja Monte Serrat, já foi liberado.

Para não ocorrer prejuízos ao trânsito local, o bairro já conta com uma nova rua denominada Nova Fernão Dias. Dessa forma, o tráfego de veículos proveniente da rua Cardeal Arcoverde alcança a rua Baltazar Carrasco, cruza a avenida Faria Lima, segue pela Rua Chopin Tavares de Lima, vira à esquerda na rua Fernão Dias, segue à esquerda novamente na Nova Fernão Dias, passa pela rua Teodoro Sampaio e volta novamente na rua Cardeal Arcoverde. Esse trajeto já vem sendo realizado pelos motoristas que trafegam na região.

Mas atenção! A Rua Teodoro Sampaio, do trecho que compreende a avenida Faria Lima até a Rua Cunha Gago, está bloqueada para o tráfego de veículos. É que no local estão sendo feitas obras de infraestrutura e iluminação novas.

Entenda as obras: desde 2007 o Largo da Batata vem recebendo as obras de melhoramento urbano (primeira etapa de 2007 a 2010 e segunda etapa de 2012 até o presente). Antigas ruas de paralelepípedo e cortiços deram espaço para um sistema viário mais moderno, com novo pavimento, alargamento de ruas, enterramento de redes aéreas com moderno sistema de iluminação pública, novas calçadas e praças, além do Terminal Intermodal Pinheiros – Victor Civita, ao lado da estação Pinheiros do Metrô e da CPTM.

De acordo com o engenheiro Maurício Prado, da SPObras, responsável pelas obras da 2ª etapa no Largo da Batata, o empreendimento abrange, além do Terminal Pinheiros destinado à operação de 27 linhas de ônibus e garagem subterrânea, mais de trinta vias totalmente reformadas e requalificadas.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS - 28/18/2013