SPObras apresenta Operação Urbana Água Espraiada na Câmara Americana de Comércio

Evento foi promovido pela Ação Comunitária da Chácara Santo Antônio e contou com a participação de moradores da Zona Sul

A SPObras apresentou na quinta-feira, 15, o projeto que a Operação Urbana Água Espraiada prevê para a região da Chácara Santo Antônio, na zona sul, aos moradores dos bairros de Santo Amaro, Granja Julieta, Chácara Santo Antônio, Brooklin e Vila Elvira, localizados na extensa área de ação das obras.

Moradores e comerciantes da região estão atentos às transformações pelas quais o bairro irá passar. Afinal, temas como a implantação de novo sistema viário, construção de pontes, túneis e desapropriações são mesmo de grande relevância e provocam alterações que exigem da empresa uma explanação sobre leis, objetivos, prazos, perdas e ganhos previstos pela operação urbana, naturalmente com ganhos expressivamente maiores, uma vez que o projeto implanta nova infraestrutura urbana, prevê compensações sociais e ambientais (como a construção de Habitação de Interesse Social e do Parque do Chuvisco) e cria as condições para receber o adensamento inevitável, provocado pelo crescimento da cidade e da atividade econômica.

Realizado na sede da Câmara Americana de Comércio, o diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras detalhou as obras viárias e a necessidade de tais obras, colocando-as numa perspectiva técnica; esclareceu dúvidas sobre o projeto, sua interface com as questões sociais.

Por meio de mapas foi explicado como serão as novas pontes Laguna e Itapaiúna, bem como do novo viário com o prolongamento da Av. Chucri Zaidan que será ligada à Av. João Dias, o que trará melhorias importantes no trânsito da zona sul.

Rita Gonçalves, arquiteta e urbanista do Núcleo de Projetos Urbanos A, da SP-Urbanismo, apresentou o projeto sob um ponto de vista histórico e local, abordando o traçado das ruas, questões relevantes para os moradores e comerciantes e as mudanças que virão. Com as duas exposições, o público teve uma compreensão maior do projeto.

Pensada a partir do início da década de 1990, a Operação Urbana Água Espraiada vem alterando a configuração urbana, preparando a região para receber os investimentos e desenvolvimentos, sem prejuízo para a qualidade de vida.

Os recursos para financiar essas intervenções são oriundos da venda em leilões de Certificados de Potencial Adicional de Construção – Cepacs.

Clique aqui para ver na íntegra as apresentações do diretor de SPObras e da arquiteta e urbanista de SP-Urbanismo.

 

Público presente no evento (Imagem de Adilson Araújo - Agência de Imagens e Notícias)

O diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras apresenta as obras viárias para a região (Imagem de Adilson Araújo - Agência de Imagens e Notícias)

A arquiteta e urbanista da SP-Urbanismo faz sua apresentação (Imagem de Adilson Araújo - Agência de Imagens e Notícias)

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 19/08/2013