PREFEITURA DE SÃO PAULO

Trilhos de bonde são encontrados durante obras da Operação Urbana Faria Lima

Estrutura de 1909 estava enterrada na rua Teodoro Sampaio

09/08/2013 17h47

Operação Urbana Faria Lima: Após um minucioso trabalho de pesquisa feito por arqueólogos e historiadores contratados pela Prefeitura quando cerca de 30 mil peças (como ferraduras, restos de ossos de animais, utensílios de uso doméstico, potes, garrafas e louças do século XIX) foram encontradas nas escavações das obras de requalificação do Largo da Batata, esta terça-feira (6) trouxe nova surpresa para os paulistanos. Antigos trilhos de uma linha de bonde, implantada no início do século passado, em 1909, foram descobertos nas escavações que estão em curso na Rua Teodoro Sampaio.

De origem indígena, fundado oficialmente em 1560, o bairro Pinheiros vem tendo sua história desvendada aos poucos por meio do estudo desses materiais que a Operação Urbana Faria Lima tem revelado.

Os trilhos serão removidos, lavados, fotografados, numerados, analisados, registrados, catalogados e enviados ao Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo. As informações coletadas com base nos achados serão organizadas e apresentadas em palestras aos moradores e estudantes de escolas do bairro.

Já o lugar que atualmente abriga o sítio arqueológico se transformará em uma grande praça que unificará os Largos de Pinheiros e da Batata prevista no projeto de reconversão urbana da região.

Esses não os primeiros trilhos encontrados em Pinheiros. Nas ruas Butantã e Paes Leme, parte da mesma linha já havia sido recuperada. Uma parte deste primeiro achado será instalada na nova praça em Pinheiros em um trecho de 27 metros da Rua Fernão Dias até a Av. Brig. Faria Lima, onde ficará exposta ao público para lembrar a história da cidade.

Juliana Knobel/Frame/Estadão Conteúdo

O achado também despertou a atenção de moradores e comerciantes locais, como é o caso de Sergio Soares, 69 anos, que há 60 anos mora no bairro.

“É uma emoção enorme ver isso. Eu pegava o bondinho todos os dias aqui perto com meu irmão. Fiquei muito emocionado ao ver os trilhos que eu, literalmente, 'trilhei'. Espero que guardem e preservem a história do nosso bairro”, comentou ele.

Essa foi mais uma boa ação desencadeada pela Operação Urbana Faria Lima que, além de dar outro aspecto urbanístico para a região, descobriu e preservou a história do bairro, deixando-a mais rica e dinâminca e criando um elo forte de ligação entre seus moradores.

Sergio Soares, morador da região da Rua Teodoro Sampaio: emoção ao ver o trilho do bonde

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS - 09/08/2013