Novo projeto da Praça Serafina é aprovado pelos moradores

A comissão de moradores das imediações da Praça Serafina Giancoli Vicentini aprovou na segunda-feira, 29 de julho, na sede da SubPrefeitura de Jabaquara, o projeto para a nova praça.

Eles se reuniram com técnicos da SPObras e da Subprefeitura para conhecer o projeto que será implantado.

A reunião, comandada pela arquiteta Carolina Martinez Santos, responsável pelo projeto da praça, serviu para apresentar detalhes da nova área de lazer.

De acordo com a arquiteta, o espaço terá um ganho de utilização bastante expressivo. No local onde antes só existia playground e bancos, após a conclusão das obras passará a contar com área de descanso, playground, equipamentos de ginástica para adultos e para a terceira idade, espaço para caminhadas, espaço de corridas, pista para bicicleta e espaço infantil de educação para o trânsito.

As 33 árvores da praça que foram provisoriamente transplantadas obras voltarão em breve para a Praça Serafina. De acordo com a supervisora de obras da Subprefeitura de Jabaquara, Audrey Castello Branco, o objetivo é aumentar gradativamente o número de árvores no local.

Segurança e conforto

O piso que será utilizado será drenante e o espaço receberá acessibilidade adequada para pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida. A terceira idade deverá contar com os aparelhos de exercícios exclusivos como simulador de remo, supino, voador temporal e simulador de caminhada.
Também serão colocadas mesas de xadrez e outros jogos.

Satisfação
A representante da Comissão de Moradores da Praça Serafina Ariane Nolasco de Carvalho, disse que a comissão ficou bem satisfeita com o projeto. “Acredito que teremos de fato uma praça mais bonita e organizada e todos ficarão satisfeitos. É sempre complicado administrar os desejos da comunidade, mas o projeto que foi definido hoje atende muito bem as crianças, os que gostam de praticar esportes, os vovôs e vovós e o bairro em geral”, comentou ao final da reunião.

A mesma opinião foi compartilhada por William Ali Chaim, também representante da Comissão de Moradores das imediações da praça. Para ele, o resultado do projeto foi extremamente satisfatório.

As obras

O início das obras se dará logo após a aprovação final por parte da Comissão de Moradores do projeto da futura Praça Serafina Giancoli Vicentini.

Nova reunião está agendada para agosto com toda a comunidade para apresentação do novo projeto. Se tudo aprovado, a estimativa é que a praça seja inaugurada no final de setembro.

Entenda a história

A Praça Serafina Giancoli Vicentini seria o local de abertura dos dois túneis da Operação Urbana Água Espraiada. Após o término das obras dos túneis, a praça seria totalmente remodelada.

Em abril, a praça passou por uma transformação. Os poços de acesso aos túneis começaram a ser abertos, mas no começo de julho a Prefeitura decidiu dar prioridade à construção de corredores de ônibus na cidade, suspendendo a construção dos túneis.

No entanto, a Operação urbana Água Espraiada continua a todo vapor com a construção das oito mil moradias que substituirão as favelas que estavam na região.

Também serão mantidas a criação da Via Parque e a construção do Parque do Chuvisco, bem como a canalização do córrego da Água Espraiada.
 

Desenho do projeto

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 02/08/2013