Após obras da Operação Urbana, Praça Serafina terá novo projeto paisagístico

 A Operação Urbana Água Espraiada, que abrange sete distritos e cinco subprefeituras da zona sul, chegou à Praça Serafina, no Jabaquara. A SPObras esclarece que o fechamento atual da praça se deve às ações previstas no Termo de Compromisso Ambiental, assinado entre o Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), da SVMA, e a SPObras, em função das obras da Operação Urbana em curso naquele local. O Termo de Compromisso Ambiental tem base no artigo 251 da Lei 13.430/02, e Decreto nº 47.145/06.

Por meio deste TCA, a SPObras fará a compensação ambiental pelo remanejo de árvores, que prevê plantar internamente 117 mudas de espécies nativas do Estado de São Paulo, segundo o padrão Depave, transplantar 31 árvores para fora do terreno, converter ainda 659 mudas compensatórias de espécies nativas em depósito na Fundação Estadual do Meio Ambiente (a SPObras deposita os recursos e o FEMA faz o plantio), bem como cortar dois Pinus Eucaliptus vivos, 65 árvores exóticas vivas, seis árvores nativas e remover 11 árvores mortas.

A SPObras assegura a preservação de todos os exemplares arbóreos do local, quer sejam indicados ou eventualmente não indicados na planta. Os transplantes programados serão feitos com o máximo rigor técnico, sob a supervisão de um profissional da área, inclusive com o recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica - ART no órgão de fiscalização competente.

Todo esse procedimento será fotograficamente documentado pelos técnicos do Depave. O TCA prevê ainda que, caso algum exemplar transplantado não resista ao transplante, este deverá ser compensado com o plantio, no mesmo local, de muda cuja espécie será definida pelo Depave.

O prazo para manutenção e conservação dos espécimes transplantados será de 12 meses, a contar da data do transplante ou do plantio de substituição. O plantio deverá ser realizado até o final das obras, e, segundo o TCA, a SPObras será responsável pela conservação e manutenção dos espécimes plantados, bem como a devida substituição de alguma espécie, sob orientação do Depave - 4. Em outras palavras, o estado atual da Praça Serafina é temporário. Ela receberá um projeto que a tornará mais bela para o usufruto dos cidadãos, com novas espécies.

Quanto à cerejeira japonesa plantada pelos munícipes, infelizmente não há como ser poupada. Como ela, outras árvores deverão ser cortadas, por esta razão haverá a compensação ambiental. Infelizmente essas árvores estão numa área de apoio para as escavações dos dois poços de ventilação do futuro túnel Jabaquara. A necessidade dessa área faz parte do processo construtivo, não há como evitar o corte. Porém, quando for concluída a obra civil será feito um novo projeto paisagístico para a área.

Por último, a SPObras chama atenção para os ganhos que a Operação Urbana Águas Espraiadas trará para a cidade de São Paulo. Além das melhorias nas áreas social e habitação que virão com as obras, haverá ainda a modernização do sistema viário da região, com túnel que ligará a Av. Roberto Marinho diretamente à Rodovia Imigrantes.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 28/07/2013