Diretor da SPObras explica para a população o novo Mobiliário Urbano

Diretor concedeu uma série de entrevistas para mostrar e explicar o novo Mobiliário Urbano

 Diretor de Gestão Corporativa da SPObras, concedeu uma série de entrevistas à imprensa para explicar para à população tudo sobre o novo mobiliário Urbano de São Paulo. Veja a baixo um resumo de cada uma.

TV Gazeta 06/03/2013
No dia 6 de março de 2013 o Diretor da SPObras concedeu entrevista ao jornal da TV Gazeta. Na matéria foram abordados temas como: os quatro novos modelos de abrigos de ônibus que se adequam as diferentes paisagem de São Paulo, as novas paredes de vidro dos abrigos que permitem uma melhor visualização da cidade e o prazo de três anos para a renovação de 6.500 abrigos. Uma questão muito importante levantada pela repórter é a manutenção desse novo mobiliário, que será feita exclusivamente pelo consórcio ganhador da concorrência, a prefeitura não terá nenhum gasto em relação a isso. A concessionária poderá explorar a publicidade nos abrigos de ônibus durante os próximo 25 anos.
Durante a entrevista o diretor da SPObras afirmou que alguns ajustes ainda precisam ser feito nos novos abrigos, os modelos foram escolhidos após alguns estudos técnicos. Os vidros utilizados nesses novos modelos não permitem que toda a luz do sol passe, e esquentam muito menos que do que os antigos pontos que eram feitos de chapas de aço ou de concreto.
 

TV Câmara 25/04/2013
A Comissão de Trânsito da Câmara dos Vereadores discutiu as polêmicas que envolvem o novo mobiliário urbano da cidade de São Paulo. A concessionária, que tem permissão para explorar até 2037 a publicidade nos novos abrigos de ônibus, deverá trocar até o fim de desse ano 1440 pontos. Em apenas dois meses pelo menos 97 novos pontos já foram instalados, agora estão sendo feitas as adequações para a acessibilidade de deficientes físicos e instalação de adesivos que indiquem as linhas de ônibus que passam no local.
Durante a entrevista o Diretor de Gestão Corporativa da SPObras admitiu que algumas novas soluções para o conforto térmico e para a disponibilização das informações das linhas ainda estão sendo pensadas, e devem ser apresentadas para a Comissão dentro de 30 dias, o diretor da SPObras também irá mostrar as evoluções do programa do novo mobiliário urbano.
 

TV Globo 20/05/2013
Na matéria da TV Globo foram abordados principalmente os novos relógios de rua. O apresentador do Bom Dia SP diz que alguns dos relógios instalados ainda não estão funcionando, porém dois relógios que foram mostrados em uma reportagem anterior ( localizados na avenida Brasil esquina com a avenida Brigadeiro Luís Antônio, e o em frente a Assembleia) já estão funcionando. O apresentador lembra ainda que o prazo inicial para que 100 novos relógio estivessem funcionando era 9 de maio, mas foi prorrogado para 25 de maio.
De acordo com o diretor da SPObras, faltam só alguns ajustes finos para que todos os novos relógios estejam funcionando. No total já foram instalados 102 aparelhos, desses, 92 já estão funcionando normalmente, para os outros entrarem em operação faltam apenas alguns ajustes internos. São no total 1000 relógios a serem instalados em um prazo de dois anos, os primeiros substituirão os antigos, os demais serão instalados em vias de grande fluxo de carros e pessoas.
 

 

Véiculo: Revista Publicidade & Propaganda
Pauta: Lei Cidade Limpa/ Consórcio PRA SP/ Ótima
Data: 07/06/2013

P&P: Como está a distribuição dos abrigos nas diversas regiões da cidade?
SKR: Até este momento já temos 311 abrigos instalados. A região menos atendida é a Zona Leste. Os abrigos devem atender também as demandas da acessibilidade. Na Zona Leste, as calçadas são muito estreitas, então os abrigos estão sendo colocados nas calçadas mais acessíveis e nos grandes corredores de tráfego.


P&P: Então, como fazer?
SKR: Precisamos encontrar uma solução de engenharia para esse problema. O abrigo foi projetado para ter 4X2 m. Pensamos então fazer abrigos menores na largura e maiores no comprimento, para dar atendimento às calçadas estreitas, pois é necessário haver espaço para o trânsito das pessoas e os ônibus não podem correr o risco de bater nos abrigos. Mas, quando se faz isso em grande escala, é preciso primeiro atender o que já está projetado.


P&P: E quanto à propaganda nos abrigos?
SKR: Nem todos os abrigos receberão publicidade. Dos 6.500 programados, cerca de 40% a 50% devem ser usados pela propaganda, que é necessária para poder pagar o mobiliário. Os abrigos ficarão expostos por dois meses, para ser avaliado por uma comissão, que tem a responsabilidade de ver se eles atendem ao exigido no Edital.
A concessão para este serviço é de 25 anos. A padronização é muito inteligente, uma vez que facilita sua manutenção. Mas, nesses 25 anos, o próprio sistema de transporte irá mudar. O consórcio deverá atender essa mudança. É vontade de Secretaria de Transportes que o sistema de transporte coletivo, ônibus, funcione por 24 horas. Faz parte do Plano de Metas do prefeito Fernando Haddad. Porém, isso vem acompanhado de outras medidas, como mudanças nos semáforos, instalação de câmeras.


P&P: Quais as novidades dos abrigos?
SKR: O bom dos novos modelos, além do design arrojado e variado, segundo sua adequação aos locais, é que trazem vidro de proteção atrás do abrigo. Alguns modelos também terão vidros laterais de proteção. 100% dos abrigos antigos não possuem proteção nem atrás, nem nas laterais. 90% dos problemas com abrigos são derivados de abalroamentos. Os vidros que serão usados são laminados e temperados, com serigrafia mais escura, com proteção contra os raios UVA e UVB.


P&P: E com relação ao calor?
SKR: Quanto ao calor, temos que levar em conta o calor que sobe do solo, pois a cidade é muito impermeabilizada. Temos que considerar também as altas temperaturas que ocorrem eventualmente. Mais um dado importante: todos os abrigos terão informações sobre as linhas, com uso de cores. Os tipos das letras serão maiores. Com relação às instalações dessas informações, pode haver um intervalo de tempo entre a instalação de um abrigo e seu adesivo com as linhas, uma vez que cada adesivo é único, pois as informações são únicas.
Há de se considerar também que o consórcio PRA SP/Ótima propôs trocar todos os abrigos em três anos, e a prefeitura havia pedido que isso ocorresse em cinco anos. Assim, a velocidade de produção dos abrigos é maior do que a velocidade de produção dos adesivos com as linhas. A SPTrans não conseguiu alcançar essa velocidade. Mas, a SPTrans, ao longo dos 25 anos vai solicitar mudanças, e é por isso que o consórcio terá de colocar mais mil abrigos e mais 2.300 totens.
Serão colocados também os abrigos dos corredores. Os 168 km de novos corredores de ônibus devem receber novos abrigos. A concessionária deverá atender essa proposta em 18 meses. O consórcio deverá começar a instalar os novos abrigos também. Até o final deste ano, deverão estar instalados 1.440 abrigos, mas a concessionária deverá ultrapassar essa marca pela velocidade de instalação. As depredações são mais frequentes no centro do que nas periferias. São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, e os novos abrigos estão dando uma nova identidade urbana à cidade. Quando as pessoas percebem que a cidade está sendo cuidada, elas preservam mais. Para se ter uma ideia de como o ambiente urbano influencia o comportamento: para cada vidro vandalizado nos abrigos no Rio, há 96 vidros vandalizados em Curitiba. Se há o desenho urbano, a identidade urbana e não se cuida, há o vandalismo. Cada abrigo custa R$ 15 mil por ano para manutenção, e a prefeitura de São Paulo vai economizar cerca de R$ 300 milhões só em manutenção, que deve ser feita pelas concessionárias. Além disso, a concessionária terá de pagar à prefeitura a outorga, que é de R$ 176 milhões. Tudo isso sem contar os gastos com produção, instalação, lavagem, trocas, manutenção. Outro dado: a concessionária, assumindo, gera emprego, que gera impostos, que geram mais investimentos na cidade.


P&P: Pode falar um pouco sobre a Lei Cidade Limpa?
SKR: A Lei Cidade Limpa foi uma evolução. Essa é a 2ª fase da Lei, que vai permitir à prefeitura ganhar, ao invés de gastar, pois ganha quando deixa de gastar, e recebe, não só como outorga, mas também como impostos, e uma remuneração mensal.
Em julho, os relógios e os abrigos trarão mensagens institucionais chamando a população a participar nas reuniões do Plano Diretor da cidade e do Orçamento Municipal. O debate sobre a melhoria da cidade é válido e só traz benefícios. É produtivo! Os novos abrigos e relógios estão fazendo parte do mapa digital da cidade, que é o cadastro do Convias para especificar as ligações de energia no subsolo.