Largo da Batata terá nova Praça

A operação urbana que vem sendo executada no Largo da Batata, além de remodelar todo o bairro, considerado um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo, prevê a construção de uma nova e grande praça.
 
Situada entre a Rua Cardeal Arcoverde e a Rua Teodoro Sampaio, os pedestres que lá circulam podem avistar já no local um calçadão que está coberto por tapumes. É que o espaço vem sendo utilizado como parte do canteiro de obras das grandes intervenções que vem sendo realizadas no local.

Com a nova praça, um trecho da Rua Cardeal Arcoverde deixará de existir como via de tráfego e passará a ser parte integrante da área da nova Praça Pinheiros.
 
O espaço contará com paisagismo e o projeto final encontra-se sob análise e revisão.

A previsão é que o calçadão ocupará praticamente a mesma largura da Rua Cardeal Arcoverde.

Para não ocorrer prejuízos ao trânsito local, o bairro já conta com uma nova rua denominada Rua Nova Fernão Dias. Sendo assim, o tráfego de veículos proveniente da Rua Cardeal Arcoverde alcança a Rua Baltazar Carrasco, cruza a Avenida Faria Lima, segue pela Rua Chopin Tavares de Lima, vira à esquerda na Rua Fernão Dias, segue à esquerda novamente na Rua Nova Fernão Dias, passa pela Rua Teodoro Sampaio e volta novamente na Rua Cardeal Arcoverde.
 
Esse trajeto já vem sendo realizado pelos motoristas que trafegam no local.

A implantação total da Praça de Pinheiros está condicionada à conclusão dos serviços de investigação do subsolo do bairro. Arqueólogos trabalham no local para descobrir dados e características que contribuam com a preservação da história do Largo da Batata. A área é mapeada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, como sítio arqueológico. 



As obras:
desde 2007 o Largo da Batata vem recebendo seu segundo conjunto de obras. Antigas ruas de paralelepípedo e cortiços deram espaço para um sistema viário mais moderno, com novo recapeamento, alargamento de ruas, enterramento de redes aéreas com moderno sistema de iluminação pública, entrega de novas calçadas e praças, além do tão aguardado Terminal Intermodal, ao lado da estação Pinheiros do Metro e da CPTM.

Estima-se que o local, que conta com 6 terminais novos, reunirá 27 linhas de ônibus ou algo em torno de 123 ônibus por hora, capaz de atender aproximadamente 80 mil pessoas por dia.

Por enquanto os pontos de ônibus têm funcionado em locais provisórios. A operação abrangeu mais de 40 vias do local.

Diversos imóveis foram desapropriados e demolidos. Os camelôs também foram removidos do local.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS - 03/05/2013