Paulistanos ganham nova Hemeroteca no Centro

Com a conclusão da obra de reforma do anexo da Biblioteca Mario de Andrade, finalizada em dezembro de 2012, os paulistanos poderão utilizar dos serviços que o anexo oferece.

O prédio fica localizado na Rua Bráulio Gomes, ao lado do prédio principal da Biblioteca e de frente para a Praça Dom José Gaspar, bem no centro da capital paulista, local de fácil acesso.
 


O edifício foi totalmente reformado e adequado às necessidades de uma hemeroteca.
Hemeroteca é um acervo informações composto por recortes de jornais, revistas, panfletos, informativos e demais impressos todos organizados por assunto, com o objetivo de ser uma importante fonte para pesquisa a qual as pessoas tenham acesso aos diferentes meios de informações.

Com a reforma do anexo é possível abrigar o acervo de periódicos e a Coleção da ONU, que concentra material produzido pela Instituição internacional, e o Arquivo Histórico.

Além da hemeroteca, o anexo tem áreas de atendimento, auditório para treinamento e cursos, novos laboratórios de digitalização, encadernação e microfilmagem.

O prédio que anteriormente abrigou o Instituto da Previdência do Estado de São Paulo (IPESP) possui aproximadamente 8.150 metros quadrados e 16 andares.
 
Na reforma, a escada interna foi demolida, foi colocado reforço estrutural no edifício,a instalação hidráulica e elétrica foi trocada e instalados equipamentos de combate a incêndio, ar condicionado, três elevadores, forros de gesso acartonados, pisos de granito e vinílico, foram feitas adequações de acessibilidade, além de pintura nova, colocação de novas esquadrias de madeira, metálica e de alumínio e a troca do o mobiliário com estantes de aço para armazenamento do acervo.

Já na parte externa foi feita a instalação de brises de fachada frontal e de fundo.

A fachada frontal do prédio foi recoberta por brises que permitem o acionamento manual, com o objetivo de proteger e preservar os acervos bibliográficos armazenados no local.

O valor da obra foi de R$ 15 milhões.