SPObras entrega obras de drenagem na Pompéia

A região ganhou ruas com passeios drenantes e novas praças. Rua D. Germaine Burchard ganhou 300 metros de novas galerias de águas pluvais


A SPObras entregou na região Pompéia, no dia 28 de março de 2013, uma série de obras de combate às enchentes. Trata-se do primeiro conjunto de intervenções que o bairro vem recebendo. Dividida em sete etapas, as obras tiveram como finalidade acabar com as enchentes, melhorar o tráfego local além de embelezar a região com novo paisagismo e uma nova praça.

Antigas calçadas foram substituídas por passeios drenantes, moderno piso que facilita a infiltração de águas pluviais, diminuindo dessa forma os pontos de alagamento na região, além da construção de novas bocas de lobo. As obras obedeceram critérios estabelecidos por termo de compensação ambiental, aumentando dessa forma a área verde na região, altamente adensada.

Para trazer maior fluidez ao trânsito local, facilitar o acesso ao entorno das ruas Dona Germaine Burchard e Tagipuru, além de trazer maior comodidade para os motoristas, uma nova rua foi aberta no bairro, a Abrão Berezin, facilitando dessa forma o acesso à Avenida Auro Soares de Moura Andrade. Na mesma área, o alargamento da Rua Pedro de Machado, que ganhou uma quinta faixa, também facilita o trânsito.

No cruzamento da Rua Turiassú com a Avenida Pompéia, uma nova praça foi construída contribuindo para o embelezamento do bairro. Trata-se da Praça Raízes da Pompéia, bem em frente ao Shopping Bourbon.

Conheça a obra:

Na primeira etapa, a obra, que faz parte da Operação Urbana Água Branca, teve início na Avenida Santa Marina com a substituição das antigas calçadas por passeios drenantes, construção de estruturas de valas técnicas para enterramento das redes aéreas de telefonia e energia, nova pavimentação asfáltica e remodelação da Praça dos Inconfidentes.

Na segunda etapa, a Avenida Auro Soares de Moura Andrade e a rua Pedro Machado, até a altura do Metrô Barra Funda, as antigas calçadas deram espaço ao passeio drenante, moderno sistema que facilita a infiltração das águas pluviais.

Na terceira etapa, a Praça Desembargador Washington Barros Monteiro recebeu novo paisagismo, permitindo o alargamento da Avenida Pedro Machado, que ganhou uma quinta faixa de trânsito. Em contrapartida, mais de 40 espécies de árvores foram replantadas no local, aumentando consideravelmente a presença do verde na região.

Na quarta etapa da obra, o bairro ganhou uma nova rua que dará maior fluidez ao trânsito da Rua Tagipuru e da Rua Dona Germaine Burchard, ligando-as Avenida Auro Soares de Moura Andrade, perto do Viaduto Antártica.

Já na quinta etapa da obra, cerca de 300 metros de galerias de águas pluviais das ruas Dona Germaine Burchard e Julio Gonzales foram substituídas por galerias com o dobro de capacidade de escoamento, a fim de diminuir as enchentes no local. Novas bocas de lobo e passeios drenantes foram instalados nas ruas.


Na sexta etapa da obra, a rua Tagipuru ganhou novo recapeamento asfáltico, passeio drenante e aumento da acessibilidade para cadeirantes.

Já na sétima etapa da obra, a última executada na Operação Urbana Água Branca, o bairro ganhou uma nova praça em local desapropriado pela Prefeitura. Trata-se da Praça Raízes de Pompéia, construída no cruzamento entre a Avenida Pompéia e a Rua Turiassu. A praça trouxe beleza ao local já extramente valorizado pela chegada do novo shopping. Todas as ruas encontram-se desinterditadas ao tráfego de veículos.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 02/04/2013