Visitas monitoradas: Passeio pela vida dos que fizeram História e Arte

Em sua imensa extensão territorial, a cidade de São Paulo abriga inúmeras obras de arte, nos locais mais inusitados. Um deles é o Cemitério Consolação, fundado em 1858, com uma área de 76.340 m².

O paulistano pode encontrar ali mais de 300 obras de artistas renomados como Victor Brecheret, Bruno Giorgi, entre outros, além de poder visitar os túmulos de centenas de personalidades que fizeram a história e a literatura brasileiras, como Washington Luiz, Monteiro Lobato e Mário e Oswald de Andrade.

Belíssimas esculturas de anjos e figuras sacras transformam os jazigos em significativo registro da história da capital paulistana, desde os tempos dos barões do café e dos grandes industriais que tiveram como última morada verdadeiros templos feitos em autêntico mármore de carrara, bronze e granito.

A visita a cemitérios é uma tradição no exterior, justamente pelas magníficas esculturas que ornamentam os túmulos de personagens históricos. Em cidades como Paris, Washington, Buenos Aires, entre outras, apreciar a Arte Tumular é um roteiro turístico quase obrigatório.

O Serviço Funerário do Município de São Paulo disponibiliza, no Cemitério Consolação, um guia para visitas monitoradas, as terças e sextas-feiras, às 9h00 e 14h00. Há necessidade, porém, de que essas visitas sejam marcadas com antecedência, por meio do telefone 3396-3832 e que seja enviado um e-mail com o nome completo do visitante, número de RG e telefone para contato para o endereço jkis@prefeitura.sp.gov.br ou assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br

 

Cemitério Consolação
Rua da Consolação, 1.660
CEP 03227-000 - São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: de segunda a segunda, das 7h às 18h.
Telefone: (11) 3256-5919