GCM prende 3 suspeitos de furtos no cemitério do Araçá

Eles foram presos com as peças dentro do carro de um deles

 

 

 

 

 

 

Na tarde desta quinta-feira (17), 3 suspeitos foram pegos em flagrante pela GCM, Guarda Civil Metropolitana, dentro do cemitério do Araçá, regiao central da capital. O mentor era um advogado de 43 anos, supostamente usuário de crack que já vinha circulando na necrópole havia alguns dias e despertou a atenção dos funcionários.

O administrador Adriano Fábio Pereira avisou a GCM que através do setor de inteligência acionou o IOPE (inspetoria de Operações Especiais). A ocorrência foi atendida pelas equipes dos Subinspetores Giel, Dorival, Uildson e CE Selingardi e registrada no 23DP. 03 placas e 01 portão foram resgatados e  ficam a disposição dos concessionários para serem identificados na administração e retornarem aos jazigos.

Após a ocorrência ainda na tarde de quinta outra equipe da GCM, composta pelo Inspecto Espíndola, Sub Silva e CE Parreira, conseguiu chegar a um receptador de bronze, que foi preso e uma obra de arte do Araçá recuperada.

A equipe de inteligência da GCM já vem atuando no cemitério do Araçá a algum tempo e tem realizado diversos flagrantes. Na ultima terça-feira (15), um casal foi preso com 104 objetos em bronze, prisão realizada com a ajuda da equipe do metrô e registrada no 52DP.

 

 

 

 

 

 

 

 

Boletim de Ocorrência
Como os túmulos localizados na maioria dos cemitérios municipais são concessões privadas, quando ocorrem furtos em jazigos de seus familiares é fundamental que o concessionário registre o Boletim de Ocorrência. Os administradores dos cemitérios também estão orientados a dirigir-se à delegacia para registrarem o boletim de ocorrência ao serem informados de furtos. Os boletins são importantes para as investigações da Polícia Civil do Estado, especialmente nos casos de receptadores de peças de bronze que atuam em cemitérios.


Identificação das peças
Os familiares cujos túmulos sofrerem furtos podem se dirigir à administração de cemitério para fazer a identificação da peça recuperada e sua reposição ao respectivo jazigo.


Segurança
A segurança nos cemitérios municipais é feita pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) que, em casos de ocorrências relacionadas à segurança pública, atua em parceria com a Polícia Militar do Estado. A população também pode colaborar no combate a esses crimes fazendo denúncias por meio do telefone 153 da GCM ou 190 da Polícia Militar.