Serviço Funerário Municipal convida ONGs para ato solidário com animais abandonados nas necrópoles

Autarquia e organizações não governamentais em um trabalho inédito

Medida pretende sensibilizar a população sobre a crueldade do abandono e a necessidade de acolhimento e posse responsável.

Por determinação do prefeito Bruno Covas, o superintendente do Serviço Funerário Municipal, Thiago Dias da Silva, revogou nesta quarta-feira (16) a ordem interna que proibia funcionários de cemitérios de alimentar animais abandonados nas dependências dos cemitérios municipais.

“A ordem inicial foi dada na tentativa de impedir que potes de ração e água ficassem espalhados pelo local, atraindo outros animais e possibilitando o risco de criadouros de mosquito, por exemplo. Queremos que esses animais sejam acolhidos com dignidade e vamos trabalhar para fomentar essa cultura, em vez do abandono que vemos hoje”, explica Silva.

A Prefeitura, por meio do programa da Coordenadoria de Saúde de Proteção aos Animais Domésticos (COSAP), já atua com ações educativas junto à população e oferece castração e medicação dos bichos que ofereçam risco à saúde humana. Após o período de quarentena e observação, esses animais são oferecidos para doação.

Com base nesta necessidade de cuidar de cães, gatos, aves e equinos entre outros, o Serviço Funerário convida ONGs e entidades de proteção animal para ajudarem nas soluções de animais abandonados nos 22 cemiterios da capital.