Cemitérios municipais devem receber 1 milhão de visitantes durante o feriado de Finados

SPTrans também prepara operação especial nas linhas de ônibus que atendem equipamentos

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) organizou uma força tarefa para receber aproximadamente 1 milhão de munícipes que visitarão os 22 cemitérios municipais durante o dia de Finados. Os cemitérios estarão abertos das 7h às 18h.

O SFMSP, no entanto, já investiu R$ 1.041.750,98, de janeiro a agosto, para reverter minimamente a situação de abandono em que a gestão anterior deixou os 22 cemitérios e o crematório da cidade. Foram encontrados mato alto, lixo acumulado e até falta de iluminação nos locais onde são realizados os velórios.

A segurança nos cemitérios foi melhorada graças a uma parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que tem aumentado o número de rondas periódicas em todos os cemitérios, agências, velórios e no crematório. A GCM realizou, no primeiro semestre, mais de 11 mil rondas nos cemitérios públicos, quase o dobro em todo o ano de 2016, que totaliza 6.926 rondas.

Outras duas ações estão em andamento: a instalação de câmeras do projeto City Cameras, parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), que começou pelas agências do SFMSP e irá se estender para os 22 cemitérios municipais e o crematório; Melhoria da iluminação, em parceria com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), para os cemitérios e seus respectivos estacionamentos.

Muito ainda precisa ser feito. Por este motivo, a atual gestão entende que a melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados à população será obtida com a concessão dos serviços ao setor privado, referente aos cemitérios. O primeiro passo foi dado em junho, com o lançamento pela Prefeitura do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que servirá de base para a elaboração da licitação que vai conceder os cemitérios e o crematório à iniciativa privada, mantendo a gratuidade dos serviços à população mais carente.

 

Ações Especiais Dia de Finados – Apoio ao munícipe

Segurança
No dia de Finados, as ações de segurança contarão com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Militar e Polícia Civil para garantir tranquilidade aos visitantes.

Trânsito
Para auxiliar no tráfego, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações dos principais cemitérios de São Paulo. A Engenharia de Campo da CET agirá na montagem de bloqueio, alterações de sentido de circulação, orientação de trânsito, travessia de pedestres e operacionalização às particularidades de cada cemitério em diversas regiões da Cidade de São Paulo. Veja os locais

Transporte
A SPTrans também fará uma operação especial para facilitar o acesso dos usuários aos cemitérios da Capital. Diversas linhas contarão com placas no para-brisa indicando os cemitérios que atendem. Confira o atendimento para cada cemitério da cidade

Água
A Sabesp disponibilizará carros pipa para os cemitérios com maior fluxo de visitantes na data, caso haja necessidade do recurso.

Concessões
Durante o feriado, os concessionários de terrenos (concessionários de túmulos) poderão contar com os servidores responsáveis pelo Setor de Concessão para que atualizem seus endereços nas administrações dos cemitérios.

Prefeituras Regionais
As prefeituras regionais mantêm equipes em prontidão para executarem as limpezas no entorno dos cemitérios durante e após o evento.